Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/22859
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_MelinnaCostaDaCruzOrrico_tcc.pdf384,14 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Raça como prerrogativa para compreender a opressão colonial de gênero : um estudo a partir do pensamento de Frantz Fanon
Autor(es): Orrico, Melinna Costa da Cruz
Orientador(es): Oliva, Anderson Ribeiro
Assunto: Racismo
Relações de gênero
Decolonialidade
Violência
Data de apresentação: 3-Dez-2018
Data de publicação: 6-Dez-2019
Referência: ORRICO, Melinna Costa da Cruz. Raça como prerrogativa para compreender a opressão colonial de gênero: um estudo a partir do pensamento de Frantz Fanon. 2018. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Este artigo apresenta os resultados de uma breve revisão bibliográfica acerca do pensamento fanoniano e dos significados socioculturais em torno do racismo e das relações de gênero. A crítica sobre a abordagem do tema na obra de Frantz Fanon será realizada a partir do debate sobre a colonialidade do gênero realizada pela teórica María Lugones, estabelecendo um encadeamento entre os autores. Este trabalho busca refletir sobre as formas de atuação do colonialismo na modernidade, bem como compreender a importância, os motivos e as dificuldades simbólicas e estruturais da decolonização.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, 2018.
Aparece na Coleção:História



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons