Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/22849
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_EliasPereiraDeLucenaNeto_tcc.pdf458,19 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorIamashita, Léa Maria Carrer-
dc.contributor.authorLucena Neto, Elias Pereira de-
dc.identifier.citationLUCENA NETO, Elias Pereira de. A temática nacional-popular como estratégia de engajamento político na obra de Elis Regina (1965-1980). 2018. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado e Licenciatura em História)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, 2018.pt_BR
dc.description.abstractEsta monografia procurou compreender o conteúdo político do que se chamou temática nacional-popular, inscrita como estratégia de ação política dos artistas de esquerda no Brasil, no início da segunda metade do século XX, mais especificamente na produção cultural dos artistas do cenário musical brasileiro. Como fontes, selecionamos para a pesquisa o repertório discográfico da cantora Elis Regina, uma vez que a cantora é símbolo e síntese da proposta de engajamento político em estudo, bem como de sua carreira estar intrinsecamente articulada à história da Música Popular Brasileira e aos embates políticos-culturais que lhe são coetâneos. Orientados pelo conceito de Representação Social, procuramos observar quais expressões, vocabulários, metáforas, narrativas musicais representaram o "mundo dos populares", e quais foram as formas de retratar a cultura nacional e popular que marcaram o sentido político de muitas das canções da cantora, às quais foram atribuídas o significado "de temática nacional-popular".pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordMúsica Popular Brasileira (MPB)pt_BR
dc.subject.keywordRegina, Elis, 1945 - 1982pt_BR
dc.subject.keywordPolíticapt_BR
dc.subject.keywordMúsica de protestopt_BR
dc.subject.keywordCultura popularpt_BR
dc.titleA temática nacional-popular como estratégia de engajamento político na obra de Elis Regina (1965-1980)pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado e Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2019-12-05T13:14:15Z-
dc.date.available2019-12-05T13:14:15Z-
dc.date.submitted2018-12-10-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/22849-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1This monograph sought to understand the political content of what was called the national-popular theme, inscribed as a strategy for political action by left-wing artists in Brazil, in the beginning of the second half of the twentieth century, more specifically in cultural production of artists from the Brazilian music scene. As sources, we selected for the research the repertoire of the singer Elis Regina, since the singer is a symbol and synthesis of the proposal of political engagement under study, as well as her career being intrinsically articulated to the history of Brazilian Popular Music and to the political clashes which are contemporary. Orientated by the concept of Social Representation, we sought to observe which expressions, vocabularies, metaphors, musical narratives represented the "world of the popular," and what were the ways of portraying the national and popular culture that marked the political meaning of many of the songs of the singer, to which the meaning of "national-popular themes" has been attributed.pt_BR
Aparece na Coleção:História



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons