Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2283
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_MariaAparecidaRosaFerreira.pdf761,37 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Alfabetização de alunos com paralisia cerebral no ensino regular de Ipatinga – MG : um estudo de caso
Autor(es): Ferreira, Maria Aparecida Rosa
Orientador(es): Oliveira, Rosania Aparecida Stoco de
Assunto: Paralisia cerebral nas crianças
Alfabetização
Educação inclusiva
Estudantes deficientes
Data de apresentação: 30-Abr-2011
Data de publicação: 6-Jan-2012
Referência: FERREIRA, Maria Aparecida Rosa. Alfabetização de alunos com paralisia cerebral no ensino regular de Ipatinga – MG: um estudo de caso. 2011. 71 f., il. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011.
Resumo: A inclusão é um desafio a ser enfrentado nos dias atuais, mais do que matricular uma criança na escola é preciso garantir a qualidade da educação, de maneira que todos aprendam em condições de igualdade. Um estudo de caso sobre a alfabetização de uma aluna, com Paralisia Cerebral, do Ensino Fundamental, inserida no PAT – Programa de Alfabetizar em Tempo em uma escola Municipal em Ipatinga – MG, foi o objetivo deste trabalho. Buscou-se ainda, identificar os recursos e metodologias que podem ser utilizados para alfabetizar uma criança com Paralisia Cerebral, além de apontar as dificuldades e os desafios encontrados no cotidiano escolar, propondo alternativas que favoreçam o ensino e a aprendizagem destes alunos. O trabalho teve na Fundamentação Teórica uma breve revisão sobre o conceito de Paralisia Cerebral, suas causas e conseqüências, a relação família/escola no processo de inclusão, metodologias e estratégias de ensino. Foi utilizada a abordagem da pesquisa qualitativa – estudo de caso, onde como instrumento realizou-se entrevista com a aluna e questionários aplicados para as seis professoras que atendem a aluna, três pessoas da equipe diretiva e para a mãe da aluna. Através da pesquisa, podemos perceber que os professores e equipe diretiva não se sentem preparados para enfrentar os desafios da inclusão e solicitam medidas para capacitação profissional, acreditam que a inclusão é importante e necessária. Tornou-se evidente algumas contradições entre a equipe diretiva, em relação aos processos pedagógicos da escola. Através das respostas da mãe foi possível compreender a importância da utilização dos mobiliários e adaptações necessárias ao atendimento de alunos com PC e ainda, identificar a dificuldade da família em acompanhar a filha diariamente na escola. A mãe aponta ainda a necessidade do preparo dos professores para atendê-la. Foi identificado também a necessidade de se buscar informações sobre o aluno, disponíveis na ficha ou relatório individual. Os questionamentos propostos a aluna permitiram envolvê-la na pesquisa, possibilitando inferir que para ela não existe dificuldade no processo da sua inclusão na escola. Foi possível também compreender por que a aluna apresenta dificuldades para o raciocínio operatório e formal Concluiu-se que a inclusão faz parte do humano e mesmo que se apresentem alternativas e propostas que amenizem as dificuldades enfrentadas no cotidiano escolar, é nas interações pessoais, a dedicação do professor, o trabalho em equipe, a necessidade de vencer e a vontade de ajudar o aluno com necessidades especiais que nos impulsiona a repensar as atitudes em relação à inclusão.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar.
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons