Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/22828
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_AndreLimaSantos_tcc.pdf894,71 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorCastro, Oséias Guimarães de-
dc.contributor.authorSantos, André Lima-
dc.identifier.citationSANTOS, André Lima. As artes marciais na educação física escolar: a pedagogia do esporte no contexto da agressividade escolar. 2017. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Piritiba-BA, 2017.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação Física, 2017.pt_BR
dc.description.abstractUtilizando como parâmetro uma problemática que infelizmente vêm fazendo parte no nosso Âmbito educacional, que é a agressividade / violência dentro das escolas, o presente estudo buscou mostrar a possibilidade da utilização das artes marciais como um meio de reduzir dentro do cenário educacional, a agressividade no geral (física ou verbal). O trabalho enfatiza a mencionada questão, tendo o ponto de vista de diversos autores a respeito da agressividade escolar, os meios que podem desencadear a mesma em alguns alunos, e a maneira no qual a arte marcial pode ser utilizada a favor dos professores de Educação Física, em prol da diminuição dos aspectos agressivos nos alunos, usando as artes marciais como proposta pedagógica, mostrando principalmente o lado filosófico e direcionador de conduta que a arte marcial vem a ser. Para isso foi utilizada uma pesquisa quantitativa no Colégio Estadual Almirante Barroso, na cidade de Piritiba - BA, analisando o ponto de vista dos alunos a respeito da introdução das artes marciais como conteúdo nas aulas de Educação Física e a importância da mesma como direcionadora de conduta no combate a agressividade dentro das escolas.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordAgressividadept_BR
dc.subject.keywordEducação física escolarpt_BR
dc.subject.keywordArtes marciaispt_BR
dc.subject.keywordViolência na escolapt_BR
dc.titleAs artes marciais na educação física escolar : a pedagogia do esporte no contexto da agressividade escolarpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2019-12-03T13:42:39Z-
dc.date.available2019-12-03T13:42:39Z-
dc.date.submitted2017-12-02-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/22828-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1Using as a parameter a problematic that unfortunately have been part of our educational scope, which is aggressiveness / violence within schools, the present study sought to show the possibility of using martial arts as a means to reduce within the educational scenario, aggressiveness in the general (physical or verbal). The work emphasizes the mentioned question, having the point of view of several authors regarding the school aggressiveness, the means that can trigger the same in some students, and the way in which the martial art can be used in favor of the teachers of Physical Education, in favor of reducing the aggressive aspects in the students, using the martial arts as a pedagogical proposal, showing mainly the philosophical and behavioral side that the martial art comes to be. For that, a quantitative research was used in the Almirante Barroso State College, in the city of Piritiba - BA, analyzing the students' point of view regarding the introduction of martial arts as content in Physical Education classes and the importance of it as conduct driver in the fight against aggression within schools.pt_BR
Aparece na Coleção:Educação Física



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons