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Título: Avaliação motora de crianças do ensino fundamental da cidade de Buritis-MG
Autor(es): Teixeira, Aleandro Assis
Orientador(es): Castro, Oséias Guimarães de
Assunto: Capacidade motora nas crianças
Educação física para crianças
Crianças - desenvolvimento
Data de apresentação: 20-Abr-2018
Data de publicação: 3-Dez-2019
Referência: TEIXEIRA, Aleandro Assis. Avaliação motora de crianças do ensino fundamental da cidade de Buritis-MG. 2018. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Buritis-MG, 2018.
Resumo: Godoi (2010, p. 21) diz que a avaliação na Educação infantil precisa desenvolver uma ação de acompanhamento do desenvolvimento, e promover reflexão da ação da criança dentro do ambiente escolar. A partir de uma avaliação é possível identificar problemas e aperfeiçoar o que já está bom, movendo-se sobre o processo de avaliação e aplicando intervenções para melhorias dos alunos. Com isso esse trabalho tem como objetivo Verificar o desempenho motor de 30 crianças do 3° e 4° ano do ensino fundamental da Escola Municipal Nilson Alves De Souza da cidade de Buritis – MG. A avaliação do desempenho motor foi feita através do Teste de Desenvolvimento Motor Grosso TGMD-2 de Ulrich (2000). A avaliação foi desenvolvida com 15 meninas do 3° ano e 15 meninos do 4° ano do ensino fundamental, trabalhando as duas etapas do TGMD2 locomoção e controle de objeto, todas as etapas foram devidamente filmadas. O resultado dos testes foram lançados em gráficos e em posteriormente em tabelas. Os 30 alunos participaram ativamente das avaliações, tendo na sua maioria dificuldades no desenvolvimento nas etapas do teste de coordenação motora Grossa. As avaliações feitas através do TGMD2 tiveram uma boa aceitação por parte da Professora de Educação Física da Escola, que se propôs desenvolver as intervenções necessárias para melhorar a condenação motora dos seus alunos.
Abstract: GODOI (2010, p.21) says that evaluation in children's education needs to develop an action to monitor development, and promote reflection on the child's action within the school environment. From an assessment it is possible to identify problems and perfect what is already good, moving on the evaluation process and applying interventions for student improvement. This work aims to verify the motor performance of 30 children of the 3rd and 4th year of elementary school at the Nilson Alves De Souza Municipal School in the city of Buritis - MG. Motor performance evaluation was performed using Ulrich's TGMD-2 Heavy Motor Development Test (2000). The evaluation was developed with 15 girls from the 3rd year and 15 boys from the 4th year of elementary school, working the two stages of TGMD2 locomotion and object control, all steps were properly filmed. The results of the tests were recorded in graphs and later in tables. The 30 students actively participated in the assessments, most of whom had difficulty in developing the steps of the Grossa motor coordination test. The assessments made through the TGMD2 were well accepted by the School Physical Education Teacher, who proposed to develop the necessary interventions to improve the motor condemnation of their students.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação Física, 2018.
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