Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/22821
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_GiovannaBelluominiKhallouf_tcc.pdf451,26 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Indicadores de desempenho financeiro em organizações hoteleiras
Autor(es): Khallouf, Giovanna Belluomini
Orientador(es): Campos, Lorena Almeida
Assunto: Contabilidade gerencial
Indicadores financeiros
Data de apresentação: 2019
Data de publicação: 27-Nov-2019
Referência: KHALLOUF, Giovanna Belluomini. Indicadores de desempenho financeiro em organizações hoteleiras. 2019. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Devido ao crescimento do setor hoteleiro e da importância da avaliação da situação econômica e financeira das empresas, esta pesquisa tem o objetivo de analisar os indicadores de desempenho financeiro da rede hoteleira, denominada para essa pesquisa, GK Hotelaria, no ano de 2018. A metodologia utilizada consiste em uma pesquisa exploratória, com uma abordagem quali-quantitativa e a estratégia de estudo de caso é aplicado em uma rede de hotéis localizados na cidade de Brasília/DF. Por meio do cálculo de indicadores financeiros extraídos a partir dos dados das demonstrações contábeis, nos anos de 2017 e 2018, e questionário aplicado aos colaboradores para verificar a utilidade dos indicadores de desempenho financeiro no processo de tomada de decisões do Grupo GK Hotelaria, os resultados revelam que, as empresas estudadas são consolidadas no mercado e não apresentam altos índices de endividamento. Embora a rede hoteleira não utilize os indicadores de desempenho financeiro (formalmente) no processo de tomada de decisões, a percepção dos funcionários do grupo GK Hotelaria é que a ferramenta é útil e pode fornecer informações sobre a empresa para se manter competitiva no mercado.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2019.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2019.TCC.22821
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons