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Título: Dança na escola : desafios e possibilidades na educação física escolar da rede pública em Piritiba-BA
Autor(es): Reis, Fernando Oliveira Aragão Lopes
Orientador(es): Castro, Oséias Guimarães de
Assunto: Educação física
Dança
Prática de ensino - educação física
Data de apresentação: 1-Dez-2017
Data de publicação: 26-Nov-2019
Referência: REIS, Fernando Oliveira Aragão Lopes.Dança na escola: desafios e possibilidades na educação física escolar da rede pública em Piritiba-BA. 2017. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Piritiba-BA, 2017.
Resumo: O presente estudo analisou a realidade da dança no contexto da Educação Física para o Ensino Médio na rede pública de Piritiba-BA, identificando dificuldades existentes e possíveis estratégias para implementar um trabalho efetivo com o tema nas aulas da disciplina. A pesquisa possui caráter qualitativo e quantitativo e a técnica utilizada para coleta de dados foi a observação direta extensiva, através da qual foram aplicados dois questionários contendo perguntas fechadas e de múltipla escolha. Um questionário foi direcionado aos professores e outro aos alunos das instituições investigadas. A amostra compreendeu duas professoras e 6 alunos (3 meninos e 3 meninas) de cada uma das duas escolas contempladas pela pesquisa. Realizou-se uma observação estruturada individual sem integração do pesquisador ao grupo analisado. A análise dos dados foi descritiva. Os resultados constataram uma tendência favorável à utilização da dança na realidade em questão, as principais dificuldades encontradas foram a reprodução de pensamentos sexistas e a redução do papel pedagógico do tema. Como possíveis soluções foram listadas uma abordagem coerente com os objetivos educacionais e a utilização de danças culturais e folclóricas nas aulas.
Abstract: This study analyzed the reality of dance in the context of Physical Education for public High Schools in the public network of Piritiba-BA, identifying existing difficulties and possible strategies to effectively implement work in the Physical Education classes. The research was qualitative and quantitative and the technique used for data collection was extensive direct observation, through which two questionnaires containing multiple choice questions were applied. A questionnaire was sent to the teachers and another to the students of the investigated institutions. The sample comprised two teachers and six students (3 boys and 3 girls) from each of the two schools contemplated in the research. An individual structured observation was performed without integration of the researcher to the analyzed group. Data analysis was descriptive. The results showed a favorable tendency to the use of dance in the local reality, the main difficulties encountered were reproduction of sexist thoughts and reduction of the pedagogical role of the theme. As possible solutions, a coherent approach with the educational objectives and use of cultural and folk dances in class were listed.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação Física, 2017.
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