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Título: Inclusão educacional em aulas de educação física no município de Várzea do Poço
Autor(es): Santana, Elane Silva de
Orientador(es): Castro, Oséias Guimarães de
Assunto: Educação inclusiva
Inclusão escolar
Educação física para deficientes
Data de apresentação: 1-Dez-2017
Data de publicação: 26-Nov-2019
Referência: SANTANA, Elane Silva de. Inclusão educacional em aulas de educação física no município de Várzea do Poço. 2017. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Piritiba-BA, 2017.
Resumo: Notoriamente a inclusão escolar é um desafio nas escolas brasileiras, e também nas escolas de países desenvolvidos. Como exibido, o objetivo dessa pesquisa foi “Identificar o nível de adequação e implementação das orientações de políticas educacionais para a inclusão no município de várzea do Poço -BA”. O método utilizado para a pesquisa foi a observação e questionário, contudo foram feitas observações na estrutura física das escolas e nas aulas de Educação física, posteriormente foi aplicado um questionário semiestruturado com três professores de Educação Física, tendo como base as leis de inclusão. Após a análise dos dados destaca-se os seguintes resultados: Nas escolas observadas os níveis de adequação e implementos de políticas de inclusão limita-se a atender aos alunos com necessidades especiais os matriculando no ensino regular e a adequações nas estruturas físicas das mesmas para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida.
Abstract: Notably, school inclusion is a challenge in Brazilian schools, as well as in schools in developed countries. As shown, the objective of this research was to "Identify the level of adequacy and implementation of educational policy guidelines for inclusion in the municipality of Várzea do Poço - BA". The method used for the research was the observation and questionnaire, however, observations were made on the physical structure of the schools and Physical Education classes, after which a semistructured questionnaire was applied with three Physical Education teachers, based on the inclusion laws. After analyzing the data, the following results are highlighted: In the schools observed, the levels of adequacy and implements of inclusion policies are limited to attending to students with special needs, enrolling them in regular education and adaptations in their physical structures to promote the accessibility of persons with disabilities or with reduced mobility.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação Física, 2017.
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