Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Azevedo, Aldo Antônio de | - |
dc.contributor.author | Santiago, Tiago Costa | - |
dc.identifier.citation | SANTIAGO, Tiago Costa. Questões de gênero e sexismo na prática do futsal feminino na escola. 2017. 55 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2017. | pt_BR |
dc.description.abstract | A Educação Física é uma área rica para discussões sobre questões de gênero e diferenças, em especial, nas instituições escolares. Porém, existem poucos estudos que abordam relações de gênero, homossexualidade, sexismo e, especificamente, a discriminação feminina na prática de esportes na escola. Tem-se percebido que situações de preconceito, estereotipia, discriminação e desigualdade são evidentes na prática do futsal/futebol por meninas na escola e na sociedade como um todo. Diante da relevância do conhecimento das diversidades presentes em práticas corporais e esportivas e a inclusão da mulher nesse universo, esta pesquisa teve por objetivos: identificar nas respostas das meninas que praticam futsal nas escolas questões relacionadas a diferenças de gênero, o preconceito presente no futebol feminino e os estigmas associados a esse esporte considerando a reprodução de padrões de dominação masculina presentes no esporte e como, na visão delas, o professor de educação física lida com a questão de tais diferenças, preconceito, inclusão e exclusão de grupos na prática do esporte (futsal) na escola. As informações obtidas por intermédio de um questionário estruturado com 15 questões aplicado à 30 alunas de duas escolas que praticam futsal apontou, por exemplo, a grande dimensão da homossexualidade na modalidade, notória quando a grande maioria das entrevistadas afirma haver um número elevado de lésbicas que praticam futsal. Além disso, o comportamento homofóbico de algumas atletas da pesquisa foi surpreendente, embora tenha prevalecido a compreensão e o respeito da maioria sobre a orientação sexual das homossexuais. As jogadoras têm consciência das relações de poder presentes no futebol, poder este que, desigual, resulta das relações de gênero historicamente presentes na sociedade, o que faz com que as mulheres sejam colocadas como coadjuvantes da história do futebol. No Brasil, onde o futebol é uma identidade nacional, as mulheres ainda não têm visibilidade, tornando-se mais um espaço a ser conquistado por elas. Neste sentido, em se tratando de Brasil, denominado o país do futebol, torna-se necessário pensar o quanto este esporte ainda é, para as mulheres, um espaço a ser conquistado, de forma a afirmar que este é também feminino. Um espaço de sociabilidade e de exercício de liberdades. Há muito que se discutir sobre o futebol feminino, pois é um espaço que ainda necessita de maior atenção por parte de pesquisadores sociais, e o presente estudo representa apenas uma pequena contribuição nessa direção. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Identidade de gênero | pt_BR |
dc.subject.keyword | Homofobia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Homossexualidade | pt_BR |
dc.title | Questões de gênero e sexismo na prática do futsal feminino na escola | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-11-26T14:26:30Z | - |
dc.date.available | 2019-11-26T14:26:30Z | - |
dc.date.submitted | 2017-07-03 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/22806 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Educação Física
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