Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/22806
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_TiagoCostaSampaio_tcc.pdf752,15 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorAzevedo, Aldo Antônio de-
dc.contributor.authorSantiago, Tiago Costa-
dc.identifier.citationSANTIAGO, Tiago Costa. Questões de gênero e sexismo na prática do futsal feminino na escola. 2017. 55 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2017.pt_BR
dc.description.abstractA Educação Física é uma área rica para discussões sobre questões de gênero e diferenças, em especial, nas instituições escolares. Porém, existem poucos estudos que abordam relações de gênero, homossexualidade, sexismo e, especificamente, a discriminação feminina na prática de esportes na escola. Tem-se percebido que situações de preconceito, estereotipia, discriminação e desigualdade são evidentes na prática do futsal/futebol por meninas na escola e na sociedade como um todo. Diante da relevância do conhecimento das diversidades presentes em práticas corporais e esportivas e a inclusão da mulher nesse universo, esta pesquisa teve por objetivos: identificar nas respostas das meninas que praticam futsal nas escolas questões relacionadas a diferenças de gênero, o preconceito presente no futebol feminino e os estigmas associados a esse esporte considerando a reprodução de padrões de dominação masculina presentes no esporte e como, na visão delas, o professor de educação física lida com a questão de tais diferenças, preconceito, inclusão e exclusão de grupos na prática do esporte (futsal) na escola. As informações obtidas por intermédio de um questionário estruturado com 15 questões aplicado à 30 alunas de duas escolas que praticam futsal apontou, por exemplo, a grande dimensão da homossexualidade na modalidade, notória quando a grande maioria das entrevistadas afirma haver um número elevado de lésbicas que praticam futsal. Além disso, o comportamento homofóbico de algumas atletas da pesquisa foi surpreendente, embora tenha prevalecido a compreensão e o respeito da maioria sobre a orientação sexual das homossexuais. As jogadoras têm consciência das relações de poder presentes no futebol, poder este que, desigual, resulta das relações de gênero historicamente presentes na sociedade, o que faz com que as mulheres sejam colocadas como coadjuvantes da história do futebol. No Brasil, onde o futebol é uma identidade nacional, as mulheres ainda não têm visibilidade, tornando-se mais um espaço a ser conquistado por elas. Neste sentido, em se tratando de Brasil, denominado o país do futebol, torna-se necessário pensar o quanto este esporte ainda é, para as mulheres, um espaço a ser conquistado, de forma a afirmar que este é também feminino. Um espaço de sociabilidade e de exercício de liberdades. Há muito que se discutir sobre o futebol feminino, pois é um espaço que ainda necessita de maior atenção por parte de pesquisadores sociais, e o presente estudo representa apenas uma pequena contribuição nessa direção.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordIdentidade de gêneropt_BR
dc.subject.keywordHomofobiapt_BR
dc.subject.keywordHomossexualidadept_BR
dc.titleQuestões de gênero e sexismo na prática do futsal feminino na escolapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2019-11-26T14:26:30Z-
dc.date.available2019-11-26T14:26:30Z-
dc.date.submitted2017-07-03-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/22806-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
Aparece na Coleção:Educação Física



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons