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Título: A prática sistemática da atividade física e os processos de aprendizagem da pessoa idosa
Autor(es): Jesus, Juliana Ferreira de
Orientador(es): Castro, Oséias Guimarães de
Assunto: Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Qualidade de vida
Exercícios físicos para idosos
Data de apresentação: 1-Dez-2017
Data de publicação: 26-Nov-2019
Referência: JESUS, Juliana Ferreira de. A prática sistemática da atividade física e os processos de aprendizagem da pessoa idosa. 2017. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Piritiba-BA, 2017.
Resumo: Este trabalho tem como objeto de estudo a compreensão da importância da inserção do ensino de Educação Física em qualquer modalidade de ensino inclusive na Educação de Jovens e Adultos (EJA). A pesquisa apresenta caráter qualitativo, para desenvolver o artigo proposto foi utilizado como base um questionário com perguntas fechadas aplicados num público de alunos dos anos finais do ensino da EJA da Escola Municipal Julieta Viana do Município de Tapiramutá-BA localizado na Chapada Diamantina, com a finalidade de proporcionar analise e reflexão da realidade, identificar o papel que a Educação Física exerce na qualificação do Ensino de Jovens e Adultos, analisar e refletir sobre a importância da pratica regular da Educação Física nesta modalidade de ensino como fator que viabiliza a qualidade de vida ajudando na manutenção da saúde, estimulando o convívio social, o autoconhecimento corporal e por se tratar de alunos já em sua fase adulta induz também o retardamento do processo de envelhecimento fisiológico identificando o grau de conscientização da sociedade quanto a importância do tema abordado foi o objetivo principal apresentado. O desenvolvimento do artigo cientifico apresentado mostra a inserção da modalidade de ensino para jovens e adultos no Brasil trazendo a frente definições das características que compreendem este público, identifica a situação social destes alunos relacionando a Educação Física com aspectos relativos à saúde conseguindo em suma evidenciar os benefícios alcançados com a pratica regular da Educação Física no ambiente escolar, neste cenário a Educação Física é apresentada como instrumento indispensável para promover benefícios necessários para o contexto social dos alunos inseridos na modalidade de ensino de Educação para Jovens e Adultos em seus mais diversos aspectos.
Abstract: This study aims to understand the importance of the inclusion of Physical Education teaching in any type of education, including in the Education of Young and Adults (EJA). The research has a qualitative character. In order to develop the proposed article, a questionnaire with closed questions applied in a public of students of the final years of the EJA teaching of the Municipal School Julieta Viana of the Municipality of Tapiramutá-BA located in the Chapada Diamantina was used as base. purpose of providing analysis and reflection of reality, identify the role of physical education in the qualification of youth and adult education, analyze and reflect on the importance of regular practice of physical education in this modality of teaching as a factor that enables the quality of life helping to maintain health, stimulating social interaction, self-knowledge of the body and because it is a student already in its adult phase also induces the delay of the process of physiological aging, identifying the degree of awareness of society as to the importance of the subject addressed was the objective displayed. The development of the scientific article presented shows the insertion of the teaching modality for youths and adults in Brazil bringing forward definitions of the characteristics that comprise this public, identifies the social situation of these students relating Physical Education with aspects related to health and, in short, benefits achieved with the regular practice of Physical Education in the school environment, in this scenario Physical Education is presented as an indispensable instrument to promote the necessary benefits for the social context of the students inserted in the modality of Education of Youth and Adults in its most diverse aspects.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação Física, 2017.
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