Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Castro, Oséias Guimarães de | - |
dc.contributor.author | Silva, Genicléa Ribeiro Dias | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Genicléa Ribeiro Dias. Metodologia dos jogos coletivos nas aulas de educação física: aspectos sociais. 2017. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Piritiba-BA, 2017. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação Física, 2017. | pt_BR |
dc.description.abstract | Ao frequentar a ambiente escola, pode-se perceber que os jogos coletivos são bastante praticados, na maioria das vezes com uma forte ligação aos esportes de rendimento, e acaba sendo contestado na área acadêmica. Este trabalho teve como objetivo medir a representação que os jogos coletivos representam para o desenvolvimento de atitudes e interação dos alunos, para isto foi realizado um estudo de campo. Para um resultado mais real, foi escolhido uma turma do 7º ano, com um total de 9 alunos de ambos os sexos, a turma é composta por alunos na pré-adolescência, uma idade confusa e que começam a formar sua personalidade. Foi observado várias aulas com a utilização dos jogos coletivos, para depois aplicar um questionário com característica do teste sociométrico, que possibilitou obter respostas para avaliar características pessoais e sociais dos alunos. A finalidade do questionário foi identificar as características pessoais dos alunos, e logo em seguida seu comportamento junto aos colegas, que participavam dos jogos coletivos. E para finalizar a pesquisa, utilizou-se uma técnica baseada em Cerqueira (2013), onde foram questionados a respeito da escolha de um líder para a turma, onde seria mais provável um aluno com bom entendimento do funcionamento da escola, mas eles escolhem de acordo com o nível de interação do aluno, que era exatamente o que se buscava, e os resultados demostraram eficiência dos jogos coletivos, desde que o aluno seja participativo durante as atividades, pois o aluno que se destacou na escolha como líder, era considerado tanto por ele próprio como pela turma, um aluno muito cooperativo com os colegas, independente de seus interesses, já o rejeitado participava das aulas mas não era considerado um aluno cooperativo, não interagia com a turma durante os jogos coletivos. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Jogos cooperativos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Interação social em crianças | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação física escolar | pt_BR |
dc.title | Metodologia dos jogos coletivos nas aulas de educação física : aspectos sociais | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-11-26T14:01:15Z | - |
dc.date.available | 2019-11-26T14:01:15Z | - |
dc.date.submitted | 2017-12-01 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/22804 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.description.abstract1 | When attending the school environment, it can be seen that the collective games are quite practiced, most of the time with a strong connection to sports of income, and ends up being disputed in the academic area. This work had as objective to measure the representation that the collective games represent for the development of attitudes and interaction of the students, for this a field study was carried out. For a more realistic result, a 7th grade class was chosen, with a total of 9 students of both sexes, the class is composed of students in pre-adolescence, a confused age and who begin to form their personality. It was observed several classes with the use of collective games, to later apply a questionnaire with characteristic of the sociometric test, that enabled to obtain answers to evaluate personal and social characteristics of the students. The purpose of the questionnaire was to identify the personal characteristics of the students and soon after their behavior with the colleagues, who participated in the collective games with him. And in order to finish the research, a technique based on Cerqueira (2013) was used, where they were questioned about the choice of a leader for the class, where a student with a good understanding of the school operation would be more likely, but they choose according to the student's level of interaction, which was exactly what was sought, and the results demonstrated efficiency of the collective games, provided that the student is participative during the activities, because the student who excelled in the choice as a leader was considered as much by himself as by the class, a student very cooperative with the colleagues, independent of his interests, already the rejected participant of the classes but was not considered a cooperative student, did not interact with the class during the collective games. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Educação Física
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