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dc.contributor.advisorMelo, Lídia Mara Aguiar Bezerra de-
dc.contributor.authorBastos, Thaynan de Jesus Correia-
dc.identifier.citationBASTOS, Thaynan de Jesus Correia. Qualidade de vida do professor escolar: uma revisão bibliográfica. 2017. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2017.pt_BR
dc.description.abstractO exercício do magistério é uma função antiga e os problemas decorrentes dela, a acompanham desde os primórdios. Alguns estudos brasileiros demonstram uma relação importante entre a saúde dos professores e suas condições de vida e de trabalho. Os professores se constituem como um grupo de profissionais bastante expostos a condições de estresse emocional e físico tendo em vista o excesso de trabalho e os problemas sócio organizacionais do meio escolar. Assim, tendem possuir hábitos sedentários e pouco envolvimento com atividades de lazer, o que indubitavelmente pode comprometer sua qualidade de vida. Este estudo objetiva compreender por meio de uma revisão bibliográfica narrativa, se a qualidade de vida de professores (escolares) está sofrendo influência das condições de trabalho e de comportamento sedentário. A sobrecarga de horas, que são pouco remuneradas tem efeitos prejudiciais sobre as condições de trabalho e de saúde dos educadores, visto que torna mais acentuadas as condições já estressantes do trabalho realizado. Estes trabalhos excessivos, que representam uma sobrecarga de trabalho inclusive nas férias e finais de semana, retiram do professor a oportunidade de estar com seus familiares, amigos ou mesmo realizar outros tipos de atividades físicas, culturais e sociais, comprometendo então sua qualidade de vida.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordQualidade de vida no trabalhopt_BR
dc.subject.keywordProfessores - saúdept_BR
dc.subject.keywordSaúde e trabalhopt_BR
dc.subject.keywordSedentarismopt_BR
dc.titleQualidade de vida do professor escolar : uma revisão bibliográficapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2019-11-26T12:26:22Z-
dc.date.available2019-11-26T12:26:22Z-
dc.date.submitted2017-11-08-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/22797-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1The exercise of the Magisterium is an old function and the problems arising, follow from the beginning. Few Brazilian studies show a relationship between the health of teachers and their living and working conditions. Teachers are as a group of professionals very exposed to emotional and physical stress conditions in view of the workload and the organizational partner school problems. So, they tend to have sedentary habits and little involvement in leisure activities, which undoubtedly can compromise your quality of life. This study aims to understand through a literature review narrative, if the quality of life of teachers (school) is suffering of working conditions and influence of sedentary behavior. Overloading hours, which are low-paid, have detrimental effects on the working and health conditions of educators, since it makes the already stressful conditions of the work done more pronounced. These excessive work, which represents an overload of work, including vacations and weekends, take away from the teacher the opportunity to be with family, friends or even other physical, cultural and social activities, thus compromising their quality of life.pt_BR
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