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dc.contributor.advisorAmaro, Rosana-
dc.contributor.authorDiniz, Thiago Fernandes Costa-
dc.identifier.citationDINIZ, Thiago Fernandes Costa. Os efeitos da utilização de uma metodologia de ensino dos esportes coletivos na antecipação-coincidência de crianças. 2017. 55 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2017.pt_BR
dc.description.abstractO objetivo deste estudo foi analisar se a prática dos esportes coletivos desenvolvidos a partir do método situacional proposto por Greco (1998), influencia na capacidade de antecipação-coincidência em crianças de 9 e 10 anos. O programa dos esportes coletivos foi aplicado durante 26 intervenções de 120 minutos cada. Utilizou-se o “Bassin Anticipation Timer” (Lafayette Instruments modelo # 50575) para avaliar a capacidade de antecipação-coincidência em duas velocidades. Foram utilizados dois protocolos contendo uma distância cada, e em cada distância foram realizadas cinco tentativas para o teste. No protocolo 1, foi demarcada a distância 1,5m; a uma velocidade de 2 mph. No protocolo 2, a distância foi 2m; utilizando uma velocidade de 1mph. Para a análise dos dados foram considerados as variáveis de erro constante (EC), erro absoluto (EA) e erro variável (EV). Foi utilizado para a análise dos dados um aplicativo do programa Excel que realizou o teste T to Student para avaliar as médias, coeficiente de correlação de Pearson e significância (p=0,05). As coletas foram realizadas em dois momentos: antes e após o programa de intervenção dos esportes coletivos. Os resultados mostraram que não houve diferenças significativas nos protocolos após a intervenção. Concluiu-se que não houve alterações significativas entre o reteste/ teste, e não foi provado a relação entre Antecipação-Coincidência e Método Situacional.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordJogospt_BR
dc.subject.keywordEsportes coletivospt_BR
dc.titleOs efeitos da utilização de uma metodologia de ensino dos esportes coletivos na antecipação-coincidência de criançaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2019-11-26T11:42:50Z-
dc.date.available2019-11-26T11:42:50Z-
dc.date.submitted2017-12-11-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/22792-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1The objective of this study was to analyze if the practice of collective sports developed from the situational method proposed by Greco (1998), influences the anticipation-coincidence capacity in children of 9 and 10 years. The collective sports program was applied during 26 interventions of 120 minutes each. The "Bassin Anticipation Timer" (Lafayette Instruments Model # 50575) was used to evaluate the anticipation-coincidence capability at two speeds. Two protocols were used, each containing a distance, and five trials were performed at each distance. In protocol 1, the distance 1.5m was demarcated; at a speed of 2 mph. In protocol 2, the distance was 2m; using a speed of 1mph. For the analysis of the data, the variables of constant error (EC), absolute error (AE) and variable error (EV) were considered. An Excel software application was used to analyze the data. The T to Student test was used to evaluate the means, Pearson correlation coefficient and significance (p = 0.05). The collections were carried out in two moments: before and after the intervention program of collective sports. The results showed that there were no significant differences in the protocols after the intervention. It was concluded that there were no significant changes between the retest and test, and the relationship between Anticipation-Coincidence and Situational Method was not proved.pt_BR
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