Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/22789
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_CarlandiaIrinetePereiraJacobina_tcc.pdf570,12 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O uso do nós e a gente no contexto universitário
Autor(es): Jacobina, Carlândia Irinete Pereira
Orientador(es): Rodrigues, Ulisdete Rodrigues de Souza
Assunto: Sociolinguística
Língua portuguesa - gramática
Língua portuguesa - português falado
Data de apresentação: 2018
Data de publicação: 25-Nov-2019
Referência: JACOBINA, Carlândia Irinete Pereira. O uso do nós e a gente no contexto universitário. 2018. 22 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) — Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: A sociolinguística tem contribuído com o universo acadêmico por meio de inúmeros estudos relacionados ao processo de variação e mudança linguística. Este é mais um que somará aos demais para colaborar com esse ramo da ciência linguística. Neste ensaio, abordaremos o uso do nós e a gente no contexto universitário. O objetivo é investigar a percepção do falante culto sobre como e onde usa os pronomes em questão. Sabe-se que o a gente está se consolidando no português brasileiro. Nesse afã, buscamos compreender, por um lado, o processo de gramaticalização do a gente; e, por outro, centrar o estudo em pesquisa de avaliação para averiguar o nível de entendimento e reconhecimento que os falantes cultos detêm relativamente ao fenômeno focalizado. embasando essa pesquisa em trabalhos de importantes linguistas como Alkimim (2003), Votre (2008), Faraco (2008). No final desse estudo, entre outros aspectos, compreendemos que a variante a gente está em franco processo de vitória, na fala, frente à variante nós, mas que ela, ainda, não ocupou o espaço na escrita prestigiada, embora seja utilizada normalmente por falantes cultos e preferencialmente usada por não cultos. Diante disso, postula-se que será necessário mudança de paradigma para que essa forma, gradativamente, galgue a posição de destaque de que desfruta sua concorrente nós na fala e na escrita, vindo a se tornar uma variante de prestígio.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Línguas Clássicas e Português, 2018.
Aparece na Coleção:Letras - Português



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.