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2017_RodrigoSimoesDeCarvalhoCosta_tcc.pdf1,3 MBAdobe PDFver/abrir
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dc.contributor.advisorFeres Neto, Alfredo-
dc.contributor.authorCosta, Rodrigo Simões de Carvalho-
dc.identifier.citationCOSTA, Rodrigo Simões de Carvalho. Blogueiros Fitness e YouTube: uma análise de conteúdo. 2017. 54 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2017.pt_BR
dc.description.abstractDiversos escândalos já foram evidenciados quanto ao exercício ilegal da profissão relacionados à Educação Física. A maioria sendo atribuída aos ditos “blogueiros fitness” sem formação na área e que possuem uma enorme abrangência devido a suas redes sociais com milhares ou até milhões de inscritos. Sendo assim, de que forma é moldada a “identidade fitness” na plataforma de vídeos YouTube e como se dá a relação entre o profissional de Educação Física e esse conteúdo? Este estudo tem como objetivo verificar como se dá essa interação com o universo fitness através das mídias sociais, mais particularmente, o YouTube. Além disso, busca-se compreender se este novo universo dos blogueiros fitness abre um novo campo de atuação para profissionais de outras áreas, evidenciar quais elementos grandes canais fitness têm em comum, e servir como base para profissionais da Educação Física que têm interesse em trabalhar na área voltada para o contexto das mídias. A análise de conteúdo foi a metodologia escolhida para o estudo. 5 grandes canais (número de inscritos superiores a 400.000 pessoas) da plataforma de vídeos YouTube, cujo tema esteja relacionado à saúde e fitness , foram selecionados e, em cada um deles, analisados os 5 vídeos mais populares (com o maior número de visualizações), totalizando 25 vídeos. Foi possível identificar entre os canais escolhidos, diversas semelhanças e padrões. A apresentação de pessoas praticando atividades físicas nas thumbnails dos vídeos, além de vídeos com conteúdos extremamente motivacionais ou inspiracionais, são algumas das características em comum dos canais, revelando e promovendo um estilo de vida que é de bastante interesse para os gestores dos canais e para o mercado que gira em torno da mídia social. Esta monografia apresenta-se como ponto inicial para o desenvolvimento de estudos voltados para a compreensão da relação entre o fitness e as redes/mídias sociais.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEstilo de vidapt_BR
dc.subject.keywordRedes sociais on-linept_BR
dc.subject.keywordYouTube (Site de vídeos)pt_BR
dc.subject.keywordInfluenciadores digitaispt_BR
dc.titleBlogueiros Fitness e YouTube : uma análise de conteúdopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2019-11-25T13:34:15Z-
dc.date.available2019-11-25T13:34:15Z-
dc.date.submitted2017-12-08-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/22785-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
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