Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/22780
Título: | A influência da postura corporal sobre os fatores físicos e psicológicos em escolares : uma revisão de literatura |
Autor(es): | Silveira, Randson Andrade |
Orientador(es): | Melo, Lídia Mara Aguiar Bezerra de |
Assunto: | Postura humana Sedentarismo Obesidade |
Data de apresentação: | 6-Jul-2017 |
Data de publicação: | 25-Nov-2019 |
Referência: | SILVEIRA, Randson Andrade. A influência da postura corporal sobre os fatores físicos e psicológicos em escolares: uma revisão de literatura. 2017. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017. |
Resumo: | Trata-se de um estudo de revisão narrativa cujo objetivo foi analisar na literatura a produção de estudos relacionados à postura corporal e aspectos físicos e psicológicos relacionados em escolares. Realizou-se uma analise bibliográfica em artigos e trabalhos realizados entre os anos de 2000 -2016. As bases de dados utilizadas foram scielo e pubmed. A amostra foi simplificada a 18 trabalhos sendo 14 deles realizados no Brasil. A maioria dos trabalhos mostra que existem variáveis que afetam a postura corporal de escolares, como a obesidade, o sedentarismo, a mobília escolar dentre outras. Os problemas psicológicos observados traduzem a necessidade de intervenção de um profissional da área, haja visto que são problemas relacionados ao corpo e a imagem corporal, a má postura irá quantificar essas variáveis e afetar o comportamento social em indivíduos na fase de desenvolvimento. Cabe aos professores, observarem os problemas para dar suporte aos estudantes, realizando atividades que irão reduzir o problema e prevenir suas variáveis na escola, e consequentemente na vida adulta dos escolares. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2017. |
Aparece na Coleção: | Educação Física
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons