Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/22766
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_EricaThaisLimaGomes_tcc.pdf500,51 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise do desempenho financeiro das empresas da construção civil listadas na B3 no ano de 2018
Autor(es): Gomes, Érica Thais Lima
Orientador(es): Campos, Lorena Almeida
Assunto: Indicadores financeiros
Empresas - finanças
Data de apresentação: 2019
Data de publicação: 22-Nov-2019
Referência: GOMES, Érica Thais Lima. Análise do desempenho financeiro das empresas da construção civil listadas na B3 no ano de 2018. 2019. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: O objetivo da pesquisa é identificar as empresas da construção civil com ações negociadas na B3 que podem ser consideradas eficientes no ano de 2018, sob a ótica financeira. Para isso utilizou-se um modelo DEA – Análise Envoltória de Dados seguindo os parâmetros de Deng e Smyth (2014) com os seguintes indicadores: (i) Retorno Sobre o Patrimônio Líquido (ROE); (ii) Retorno Sobre o Capital Empregado (ROCE); (iii) Retorno Sobre Ativos (ROA); (iv) Margem Lucro (ML); (v) Lucro Por Empregado (LPE); (vi) Venda Por Empregado (VPE); (vii) Remuneração Média por Empregado (RMPE); (viii) Crescimento de Vendas (CV) e (xi) Crescimento do Lucro Antes dos Impostos (CLAT). Além disso elaborou-se um ranking de eficiência e verificou qual indicador apresentou maior peso médio sobre a classificação de eficiência. Os resultados (que não podem ser generalizados) sugerem a empresa Tenda S.A. como eficiente no ano de 2018 e a empresa João Fortes Engenharia com menor índice de eficiência; o indicador com maior peso médio no período analisado foi a Margem de Lucro.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2019.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2019.TCC.22766
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons