Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/22759
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_DanielNepomucenoNery_tcc.pdf1,56 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A importância da previdência para a geração dos millennials
Autor(es): Nery, Daniel Nepomuceno
Orientador(es): Lima, Diana Vaz de
Assunto: Jovens
Aposentadoria
Data de apresentação: 2019
Data de publicação: 21-Nov-2019
Referência: NERY, Daniel Nepomuceno. A importância da previdência para a geração dos millennials. 2019. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: O objetivo deste estudo é analisar a importância da previdência para a geração dos Millennials. Este trabalho foi desenvolvido através de estudos sobre o Estado de Bem-Estar Social, a crise previdenciária no mundo e no Brasil, os Millennials e sua participação na pirâmide demográfica brasileira, além de estudos sobre a relação dessa geração com a Previdência. Para tratar a questão da pesquisa, foi efetuado estudo exploratório utilizando a abordagem mixed-methods sequencial (Mele; Belardinelli, 2018; Terrell, 2012), composta por quatro etapas: (i) identificação da faixa etária a ser atribuída aos Millennials a e análise dos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) relativos ao ano de 2010 e sua projeção para o ano de 2060; (ii) levantamento de hipóteses sobre o comportamento dos Millennials com relação à previdência, a partir de resultados de pesquisas nacionais e internacionais já realizadas sobre o tema; (iii) utilização da técnica de levantamento do tipo Survey, com a aplicação de questionário estruturado por meio da ferramenta Lime Survey®, enviado para aproximadamente 15 mil pessoas de todas as regiões do Brasil, sendo respondido por 931 pessoas; (iv) análise das respostas obtidas comparativamente às pesquisas nacionais e internacionais. Os achados do estudo mostram que em 2010 os Millennials representavam 35% da população brasileira, e a projeção mostra que para 2060 eles serão mais de 50 milhões de pessoas aptas a receberem os benefícios previdenciários. Com relação à previdência, os Millennials brasileiros se mostram mais preocupados com o tema e entendem a importância de terem um plano de previdência complementar do que as pesquisas internacionais apontam. Contudo, esses jovens possuem pouco conhecimento sobre suas finanças pessoais e não participam, em sua maioria, de um plano de previdência complementar, mas planejam fazer isso em um futuro próximo. Um achado adicional é que da mesma forma como os jovens de outros países, os Millennials brasileiros gostariam de receber informações mais duras e reais sobre as consequências de não começar a poupar cedo, e que poupariam mais se os planos de previdência permitissem que os recursos fossem utilizados sempre que necessário. Esses jovens ainda acreditam que os seus familiares aposentados têm melhores condições do que eles terão no futuro.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2019.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2019.TCC.22759
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons