Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/22750
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_VictorAkiraKatsumataCruz_tcc.pdf500,66 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Exercício físico e câncer de próstata : uma revisão da literatura
Autor(es): Cruz, Victor Akira Katsumata
Orientador(es): Oliveira, Ricardo Jacó de
Assunto: Próstata - câncer
Câncer - tratamento
Exercícios físicos
Força muscular
Data de apresentação: 28-Jun-2016
Data de publicação: 21-Nov-2019
Referência: CRUZ, Victor Akira Katsumata. Exercício físico e câncer de próstata: uma revisão da literatura. 2016. 16 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: O câncer de próstata é caracterizado como o principal câncer que acomete a população idosa masculina. Diante de todas as complicações geradas por esta patologia, além dos efeitos colaterais advindos dos tratamentos hospitalares, é necessária a inserção de uma terapia adjunta para manter a qualidade de vida global dos sobreviventes do câncer de próstata. Nesse contexto, o objetivo do estudo foi identificar por meio de uma revisão literária, dados que contribua para assegurar que o exercício físico é um importante fator a ser inserido durante e após o processo de tratamento da doença, especificamente a terapia de privação andrógena. Mediante a busca literária, resultados embasaram e confirmaram a ideia que o exercício físico pode ser incluído como uma segura terapia adjunta buscando manter a qualidade de vida geral de portadores de câncer de próstata durante e após o tratamento.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2016.
Aparece na Coleção:Educação Física



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons