Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/22748
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_RebekaLimaRamosCardoso_tcc.pdf598,71 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Motivos de adesão, permanência e abandono em um programa de atividade física para idosos
Autor(es): Cardoso, Rebeka Lima Ramos
Orientador(es): Safons, Marisete Peralta
Coorientador(es): Sousa, Fabiany Calixto de
Assunto: Idosos - saúde
Atividade física
Exercícios físicos para idosos
Data de apresentação: 1-Jul-2016
Data de publicação: 21-Nov-2019
Referência: CARDOSO, Rebeka Lima Ramos. Motivos de adesão, permanência e abandono em um programa de atividade física para idosos. 2016. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: O presente estudo propõe apurar as principais razões de adesão, permanência e abandono de um grupo de idosos à prática regular de atividade física. Participaram desta pesquisa 80 idosos, com idade média de 71,2 anos, que estavam devidamente matriculados em um programa de atividade física. Os dados foram coletados por meio de questionários e entrevistas em quatro etapas distintas: anamnese, questionários de motivos de adesão, permanência e abandono. O resultado da pesquisa indicou que cerca de 87,5% dos entrevistados considera que melhorar o desempenho físico é a principal razão motivacional para aderir à prática de atividade física regular. O motivo relatado com maior frequência (87,9%) para a permanência esteve relacionado com o desejo de manter-se em forma. Já o motivo de abandono do programa mais relatado foi a mudança de atividade física. Concluímos, no presente estudo, que o principal motivo de adesão à pratica de atividade física refere-se à intenção de melhorar o desempenho físico. O principal aspecto que conserva o idoso no programa é a necessidade de manter sua forma física. Não foram obtidos relatos de causas de abandono diretamente relacionadas ao GEPAFI.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2016.
Aparece na Coleção:Educação Física



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons