Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/22745
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_LucasNevesDaSilvaSouza_MichelyLopesDosSantos_tcc.pdf3,87 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Os efeitos da metodologia de ensino dos esportes coletivos na capacidade de antecipação-coincidência em crianças
Autor(es): Souza, Lucas Neves da Silva
Santos, Michely Lopes dos
Orientador(es): Santos, Luiz Cezar dos
Assunto: Esportes coletivos
Esportes para crianças
Capacidade motora nas crianças
Data de apresentação: Jul-2016
Data de publicação: 21-Nov-2019
Referência: SOUZA, Lucas Neves da Silva; SANTOS, Michely Lopes dos. Os efeitos da metodologia de ensino dos esportes coletivos na capacidade de antecipação-coincidência em crianças. 2016. 63 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: O objetivo deste estudo foi analisar se a prática dos esportes coletivos desenvolvidos a partir do modelo proposto por Greco (1998), influencia na capacidade de antecipação-coincidência em crianças de 9 e 10 anos. O programa dos esportes coletivos foi aplicado durantes 16 sessões de 50 minutos cada. Utilizou-se o “Bassin Anticipation Timer” (Lafayette Instruments modelo # 50575) para avaliar a capacidade de antecipação-coincidência em duas velocidades: 0,894 m/s e 1,34 m/s. Foram utilizados dois protocolos contendo três distâncias, e em cada distância foram realizadas duas tentativas para o teste. No protocolo 1, foram demarcadas distâncias 3m; 2,50m e 2m, a uma velocidade dos leds de 0,894 m/s. No protocolo 2, as distâncias foram, 2m; 1.80m e 1,50m, utilizando uma velocidade 1,34 m/s. Para a análise dos dados foram considerados as variáveis de erro constante (EC), erro absoluto (EA) e erro variável (EV). As coletas foram realizadas em dois momentos: antes e após o programa de intervenção dos esportes coletivos. Foi concluído que os sujeitos apresentaram redução no EC, ao tenderem se antecipar a meta. Em relação a velocidade, verificou-se mudanças nos resultados na velocidade rápida. Quanto ao gênero, ambos os sexos apresentaram variação em relação ao EC, sendo melhores nos sujeitos femininos.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2016.
Aparece na Coleção:Educação Física



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons