Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/22743
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_BrenoEdsonRochaLima_tcc.pdf73,16 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Efeito multidimensional de mudança no sistema orçamentário : estudo de caso com base no realismo agencial
Autor(es): Lima, Breno Edson Rocha
Orientador(es): Lustosa, Paulo Roberto Barbosa
Assunto: Empresas - finanças
Data de publicação: 20-Nov-2019
Referência: LIMA, Breno Edson Rocha. Efeito multidimensional de mudança no sistema orçamentário: estudo de caso com base no realismo agencial. 2019. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: A mudança no orçamento de uma companhia tem por sua capacidade impactar todos os subsistemas propostos por Catelli em sua visão sistêmica das empresas, ocorrendo assim um impacto nos subsistemas mais tangíveis, como o físico-operacional e de gestão, e impactando os subsistemas mais interpretativos e intangíveis como o subsistema social, relacionando esse último subsistema esse trabalho buscou utilizar também a teoria proposta por Karen Barad do Realismo Agencial, onde como os agentes que passaram por essa mudança interpretaram e se sentiram durante essa mudança orçamentária. A metodologia utilizada foi uma entrevista estruturada com a realização de 4 perguntas que relacionavam a mudança a algum subsistema proposto por Catelli, as entrevistas foram realizadas junto a alguns gestores da companhia, que além disso foi realizada in loco. Foi constatado que a mudança gerou um impacto nos subsistemas intangíveis e interpretativos que dependem do agente para ter um bom desempenho e mudanças nos subsistemas de gestão, e físico-operacional. Este resultado demonstra que a empresa realizou a mudança para em um segundo momento buscar realizar atividades de engajamento junto aos seus funcionários para melhorar o clima organizacional.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2019.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons