Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/22738
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_AmandaBarbaroGuimaraesVaz_tcc.pdf587,75 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Despesa com pessoal : uma análise histórica da despesa com pessoal dos poderes Executivo e Legislativo da União no período de 2001 a 2017
Autor(es): Vaz, Amanda Barbaro Guimarães
Orientador(es): Arraes, Jeremias Pereira da Silva
Assunto: Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF)
Gasto público
Data de apresentação: 14-Fev-2019
Data de publicação: 20-Nov-2019
Referência: VAZ, Amanda Barbaro Guimarães. Despesa com pessoal: uma análise histórica da despesa com pessoal dos poderes Executivo e Legislativo da União no período de 2001 a 2017. 2019. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: A despesa com pessoal é uma das maiores despesas de um Ente Federativo. Visando o controle dessa despesa surge a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), no presente trabalho é possível entender o contexto em que foi criada e qual a finalidade da Lei. Visto isso, o presente estudo aborda uma análise histórica da Despesa com Pessoal do Poder Executivo e Legislativo da União em relação ao cumprimento da LRF. Neste contexto, analisa-se como a Despesa com Pessoal e a Receita Corrente Líquida desses órgãos procederam no período de 2001 a 2017. Trata-se de uma pesquisa descritiva, com o objetivo de analisar e ordenar os dados, afim de avaliar se houve o cumprimento dos limites de alerta, legal e prudencial previstos na LRF. Para isso, foram analisados 201 Relatórios de Gestão Fiscal colhidos nos sites dos órgãos. Os resultados constataram que nenhum ente ultrapassou os limites de alerta, prudencial e legal.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2019.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons