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Título: A perspectiva de escolares sobre o transtorno mental e inclusão escolar
Autor(es): Costa, Camila Oliveira
Orientador(es): Oliveira, Flávia Mazitelli de
Assunto: Adolescentes - saúde mental
Transtorno mental
Estigma social
Data de apresentação: 27-Jun-2018
Data de publicação: 20-Nov-2019
Referência: COSTA, Camila Oliveira. A perspectiva de escolares sobre o transtorno mental e inclusão escolar. 2018. 44 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Terapia Ocupacional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Este trabalho aborda a questão da Saúde Mental no ambiente escolar. Será abordado o grupo dos adolescentes e as interações deles em um de seus principais mundos sociais, a escola. O objetivo do estudo é investigar a percepção e imaginário de alunos do Ensino fundamental acerca da saúde mental e a inclusão social de adolescentes em sofrimento psíquico, pois percebe-se a necessidade de entender melhor as relações estabelecidas no meio escolar para alunos com transtorno mental, pela característica significativa que este ambiente exerce em suas interações sociais. A pesquisa realizou-se através de Grupos Focais com alunos de um Centro de Ensino Fundamental de Taguatinga-DF; a amostra foi composta pela seleção aleatória de alunos que ao final resultou em um grupo de 8 alunos. O direcionamento do Grupo Focal se fez pela incorporação de um caso clínico hipotético à discussão, sendo sua análise feita através de técnica de análise de conteúdo de Bardin. A partir da análise foram criadas quatro categorias para discussão da temática: Atribuições e características do Transtorno Mental sob a ótica do grupo, Relação Familiar, Relação Escolar, e Estratégias para redução do estigma e aprimoramento da inclusão escolar. Esta pesquisa está de acordo com os pressupostos éticos dispostos na Resolução n° 466/12, sendo sua execução realizada após a aceitação do Comitê de Ética.
Abstract: This work addresses the issue of Mental Health in the school environment. It will address the group of adolescents and their interactions in one of their major social worlds, the school. The objective of the study is to investigate the perception and imaginary of students of primary education about mental health and the social inclusion of adolescents in psychic suffering, because it is perceived the need to better understand the relationships established in the school environment for students with mental disorder, by the significant characteristic that this environment exerts in their social interactions. The research was carried out through Focal Groups with students of a Center of Elementary Education of Taguatinga-DF; the sample was composed by the random selection of students that in the end resulted in a group of 8 students. The focus of the Focus Group was the incorporation of a hypothetical clinical case to the discussion, being analyzed through a technique of content analysis of Bardin. From the analysis, four categories were created to discuss the theme: Attributions and characteristics of Mental Disorder from the perspective of the group, Family Relationship, School Relationship, and Strategies to reduce stigma and improve school inclusion. This research is in accordance with the ethical assumptions set forth in Resolution 466/12, and its execution is carried out after acceptance by the Ethics Committee.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, 2018.
Aparece na Coleção:Terapia Ocupacional



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