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Título: Barreiras à adesão medicamentosa por cuidadores de crianças diagnosticadas com leucemia atendidas em um centro de referência em oncologia : um estudo observacional
Outros títulos: Barriers to medication adherence among children caregivers diagnosed with leukemia at an oncology’s reference hospital : an observational study
Autor(es): França, Fernanda Alves
Orientador(es): Souza, Patrícia Medeiros de
Coorientador(es): Tavares, Noemia Urruth Leão
Assunto: Leucemia
Câncer em crianças
Medicamentos - administração
Data de apresentação: 28-Jun-2017
Data de publicação: 20-Nov-2019
Referência: FRANÇA, Fernanda Alves. Barreiras à adesão medicamentosa por cuidadores de crianças diagnosticadas com leucemia atendidas em um centro de referência em oncologia: um estudo observacional. 2017. 31 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Farmácia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Objetivo: identificar as principais barreiras à adesão ao tratamento de manutenção referidas por cuidadores de crianças diagnosticadas com leucemia. Considerando que essas barreiras são associadas ao uso inadequado dos medicamentos, a realização de estudos para avaliação das barreiras à adesão ao tratamento assume grande relevância. Método: trata-se de um estudo descritivo observacional de corte transversal, realizado em um hospital que pertence à rede de saúde do Distrito Federal e que presta assistência especializada em pediatria. Foram incluídas no estudo todas as crianças diagnosticadas com leucemia entre 1 e 10 anos, que atingiram a fase de manutenção do protocolo de quimioterapia e que não estivessem internadas no período da coleta de dados. A coleta de dados foi realizada através de entrevista ao principal responsável pelo tratamento da criança. O instrumento utilizado para avaliação das barreiras de adesão, foi a versão adaptada do Brief Medication Questionaire traduzida para a língua portuguesa. Resultados: foram entrevistados 35 cuidadores no período do estudo e 40 % foram considerados com potencial baixa adesão ao tratamento, ou seja, apresentaram 3 ou mais barreiras de adesão segundo o instrumento utilizado. A principal barreira identificada foi relacionada à falha de dias e/ou doses do medicamento prescrito. Conclusão: o estudo demonstrou potencias barreiras à adesão no quesito falha de atendimento aos dias ou doses prescritas e dificuldade ao lembrar de administrar o medicamento, dados que reforçam a necessidade e a importância de estratégias voltadas para a educação, supervisão e motivação da adesão ao tratamento.
Abstract: Objective: determine the main barriers to keeping up the treatment adherence that caregivers report with regard to children diagnosed with leukemia. Given these barriers are related to inappropriate use of medicine, studies to evaluate such treatment adherence barriers are of great importance. Method: the present article is a cross-sectional, observational, descriptive study carried out in a hospital belonging to the Federal District health system that provides specialized pediatric assistance. All children diagnosed with leukemia between the ages 1 and 10 years old that reached the chemotherapy maintenance protocol phase and were not hospitalized during the period of data collection were in the present study. Data collection was carried by inquiring the main person in charge of the child’s treatment. The Brief Medication Questionaire adapted version translated into Portuguese was the instrument employed to assess barriers to adherence. Results: 35 people in charge of the child’s treatment were interviewed during the study period, and 40% were deemed to have potential low adherence to the treatment, i.e. they had 3 or more adhesion barriers according to the instrument employed. The main identified barrier is related to prescribed medication days and / or doses noncompliance. Conclusion: the study evidenced potential barriers to adherence in connection with noncompliance with the prescribed days or doses and difficulty in remembering to administer the drug, which reinforces the necessity and importance of strategies aimed at education, supervision and motivation for an effective adherence to treatment.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Farmácia, 2017.
Aparece na Coleção:Farmácia - Campus Darcy Ribeiro



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