Título: | Esforços em educação ambiental nos cursos de graduação em Biblioteconomia do Brasil : análise curricular |
Autor(es): | Meneses, Yasmym |
Orientador(es): | Caribé, Rita de Cássia do Vale |
Assunto: | Educação ambiental Diretrizes curriculares |
Data de apresentação: | 21-Ago-2018 |
Data de publicação: | 19-Nov-2019 |
Referência: | MENESES, Yasmym. Esforços em educação ambiental nos cursos de graduação em Biblioteconomia do Brasil: análise curricular. 2018. 80 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. |
Resumo: | Apresenta os esforços de inclusão da educação ambiental nos currículos de biblioteconomia no Brasil, contempla o contexto histórico da educação ambiental, os principais marcos legais, traça o caminho da educação ambiental no ensino superior brasileiro e apresenta o histórico da formação do bibliotecário, do currículo e o perfil deste profissional ao longo dos anos. A formação do bibliotecário pressupõe o desenvolvimento de competências e habilidades voltadas para a prestação do serviço para a sociedade analisando as demandas sociais de informação e considerando o importante papel social do bibliotecário no que tange ao impacto do seus serviços prestados à comunidade no âmbito das unidades de informação. A educação ambiental posiciona o bibliotecário diante da problemática que o meio ambiente enfrenta na sociedade, preparando-o para que possa atuar de forma a auxiliar os indivíduos a analisarem a realidade socioambiental e, consequentemente, na contribuição da formação da consciência ecológica dos cidadãos indicando posicionamento e mudanças de comportamento. Utiliza como método a pesquisa bibliográfica e uma breve pesquisa documental na legislação e documentos normativos nacionais e internacionais sobre os temas como Conferência de Estocolmo, Rio 92, Agenda 21, Lei da Política Nacional do Meio Ambiente e as Diretrizes Curriculares Nacionais em Educação Ambiental e as DCN de Biblioteconomia. A pesquisa teve por objetivo identificar as iniciativas curriculares de educação ambiental nos currículos de biblioteconomia no Brasil e para delimitação utilizou-se o critério de seleção das universidades federais e estaduais do país. Analisando os currículos de biblioteconomia das universidades públicas do país que incluem a disciplina educação ambiental, observou-se que estas acrescentaram disciplinas de caráter optativo e apenas duas desenvolvem projetos de extensão com temática ambiental. A UFPR, UFG e a FURG mostram-se mais avançadas acerca da inclusão da educação ambiental, pois em seus projetos acadêmicos apresentaram-se dispostas a cumprir as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação ambiental além de ofertarem até quatro opções de disciplinas livres ou optativas proporcionando ao aluno uma visão politizada das questões inerentes ao debate ambiental. |
Abstract: | Presents the efforts to include environmental education in librarianship curricula in Brazil, examines the historical context of environmental education, the main legal frameworks, traces the path of environmental education in Brazilian higher education and presents the history of the formation of the librarian, the profile of this professional over the years. The formation of the librarian presupposes the development of skills and abilities aimed at providing the service to society by analyzing the social demands of information and considering the important social role of the librarian in what concerns the impact of his services to the community within the units of information. Environmental education positions the librarian in the face of the problems that the environment faces in society, preparing it so that it can act in a way that helps individuals to analyze the socio-environmental reality and, consequently, in the contribution of the formation of the citizens' ecological awareness indicating positioning and behavioral changes. It uses as a method bibliographical research and a brief documentary research in national and international legislation and normative documents on the themes such as Stockholm Conference, Rio 92, Agenda 21, National Environmental Policy Law and the National Curricular Guidelines on Environmental Education and DCN of Librarianship. The aim of the research was to identify the curricular initiatives of environmental education in librarianship curricula in Brazil, and for the delimitation was used the criterion of selection of the federal and state universities of the country. Analyzing the librarianship curricula of public universities in the country that included the environmental education discipline, it was observed that all universities added optional subjects and only two developed extension projects with environmental themes. UFPR, UFG and FURG are more advanced about the inclusion of environmental education, since in their academic projects they have been willing to comply with the National Curricular Guidelines for Environmental Education and offer up to four options of free or optional subjects, a politicized view of the issues inherent in the environmental debate. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, 2018. |
Aparece na Coleção: | Biblioteconomia
|