Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/22729
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_MarceloCavalcanteNunes_tcc.pdf2,42 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorCaribé, Rita de Cássia do Vale-
dc.contributor.authorNunes, Marcelo Cavalcante-
dc.identifier.citationNUNES, Marcelo Cavalcante. Tesauro de videogames. 2018. 258 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, 2018.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho apresenta o processo de construção de um tesauro que aborda a terminologia utilizada no tratamento da informação da área de videogame. A pesquisa tem como resultado a construção de um Tesauro de Videogames. Não há tesauros estabelecidos que tratem da linguagem especializada da área. A área vem crescendo exponencialmente nas últimas décadas, o que levou à criação de museus e coleções especializadas no tema. Este estudo dá suporte, portanto, ao tratamento da linguagem da área, auxiliando a recuperação da informação e a preservação da memória. Para construção do tesauro, identificam-se os relacionamentos possíveis entre os conceitos que compõem o campo, e a articulação das categorias e da estrutura do tesauro é demonstrada. Como bases para construção do tesauro são apresentadas três teorias: a Teoria Geral do Conceito, de Ingetraut Dahlberg; a Teoria da Classificação Facetada, de Ranganathan; e a Teoria Geral da Terminologia, de Eugen Wüster. Além das teorias, também dá suporte às análises realizadas o manual de construção de tesauros ISO-25964. É apresentado um histórico e panorama da área de videogames, que deu base à construção do tesauro. A demonstração dos resultados e a verificação da aplicação das teorias e do manual estudados são realizadas por meio do próprio Tesauro de Videogames. A testagem é dedutiva, pois são aplicados conceitos gerais ao instrumento em particular. Conclui-se que a elaboração de tesauros usados na gestão do conhecimento referente à área de videogames não acompanhou sua evolução histórica, considerando-se necessário dar continuidade às pesquisas que relacionem os princípios da organização do conhecimento à área de videogames, além de dar prosseguimento ao gerenciamento e ampliação do tesauro construído a partir da pesquisa.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordRecuperação da informaçãopt_BR
dc.subject.keywordTesaurospt_BR
dc.subject.keywordLinguagens documentáriaspt_BR
dc.titleTesauro de videogamespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2019-11-19T13:51:22Z-
dc.date.available2019-11-19T13:51:22Z-
dc.date.submitted2018-05-23-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/22729-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1This research presents the construction process of a thesaurus that addresses the terminology used in the information treatment in videogames. Its result is the elaboration of a Videogame Thesaurus. There is no stablished thesaurus that addresses the area’s specialized vocabulary. The area has been in development in the last decades, what has led to the creation of museums and specialized collections on the subject. Therefore, the research supports the area’s language treatment, aiding the retrieval of information and the preservation of memory. To build the thesaurus, the relationships between the concepts that compose the area are identified, and the articulation of the thesaurus’ categories and structure is shown. Three theories are presented as basis for the construction of the thesaurus: The Concept Theory, by Ingetraut Dahlberg; the Faceted Classification Theory, by Ranganathan; and the Terminology Theory, by Eugen Wüster. In addition to the theories, the ISO-25964 thesaurus construction manual is also used as a support to the analysis. It’s also presented a historic and an overview of the area of videogames, which provides the base for the thesaurus’ construction. The demonstration of the results and the Verification of the application of the theories and of the manual that were studied are realized through the Thesaurus of Videogames itself. Testing is deductive, as general concepts will be applied to the particular instrument. The research concludes that the creation of thesauri used in the management of the knowledge related to videogames hasn’t followed the area’s historic evolution, considering necessary to continue researches that relate the principles of knowledge organization to the area of videogames, as well as proceeding the management and expansion of the thesaurus constructed from this research.pt_BR
Aparece na Coleção:Biblioteconomia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons