Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/22725
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_ThaysBarbosaDeFarias_tcc.pdf5,51 MBAdobe PDFver/abrir
Título: O uso do Facebook como ferramenta de marketing na promoção da Biblioteca Acadêmico Luiz Viana Filho e Biblioteca Pedro Aleixo
Autor(es): Farias, Thays Barbosa de
Orientador(es): Souza, Flávia Moreno Alves de
Assunto: Redes sociais on-line
Marketing na Internet
Bibliotecas especializadas
Data de apresentação: 22-Fev-2017
Data de publicação: 19-Nov-2019
Referência: FARIAS, Thays Barbosa de. O uso do Facebook como ferramenta de marketing na promoção da Biblioteca Acadêmico Luiz Viana Filho e Biblioteca Pedro Aleixo. 2017. 112 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: O uso das mídias sociais pelas instituições ajuda na difusão dos produtos e serviços, na divulgação institucional, assim como a ampliar a comunicação com os usuários. A pesquisa teve como objetivo principal analisar a utilização do Facebook como forma de promoção da Biblioteca Acadêmico Luiz Viana Filho e Biblioteca Pedro Aleixo e de seus produtos e serviços. Foram também definidos os seguintes objetivos específicos: identificar os produtos e serviços disponibilizados pelas bibliotecas; averiguar se as bibliotecas possuem política direcionada para redes sociais e/ou plano de marketing;identificar o perfil dos seguidores das páginas; mapear as necessidades informacionais dos seguidores e mensurar o nível de satisfação dos usuários. A revisão de literatura abrangeu os conceitos de marketing, marketingdigital, marketingem bibliotecas, informação, sistema de informação, Internet, Web2.0 e redes sociais. Trata-se de uma pesquisa quali-quantitativa com caráter exploratório, aplicando-se o método de estudo de caso. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas não estruturadas, aplicação de questionário eletrônico e observação das páginas da Biblioteca Acadêmico Luiz Viana Filho e Biblioteca Pedro Aleixo no Facebook. A entrevista foi aplicada com os bibliotecários responsáveis pela manutenção e gerencia das páginas e a amostra selecionada para os questionários foi composta pelos seguidores de ambas as páginas. As respostas obtidas mostraram que a inserção das bibliotecas no Facebookajudou a ampliar o alcance das informações disponibilizadas e atrair mais usuários. Foi identificado que os eixos temáticos das publicações condizem com as necessidades informacionais dos seguidores e que a maioria destes estão satisfeitos com os conteúdos disponibilizados.
Abstract: The use of social media by aid institutions in the diffusion of productsand services, in the institutional dissemination, as well as to increase the communication with the users. The main objective of the research was to analyze the use of Facebook as a way of promoting the Luiz Viana Filho Academic Library and the Pedro Aleixo Library and its products and services. The following were also defined: specific to the products and services provided by the libraries; find out how libraries, political politics for social networks and / or marketing plan; identify the profile of pagefollowers; map as informational needs of followers and measure the level of user satisfaction. A literature review covered concepts of marketing, digital marketing, library marketing, information, information system, Internet, Web 2.0 and social networks.It is a qualitative-quantitative research with an exploratory character, applying the case study method. Data collection was done through unstructured interviews, application of an electronic questionnaire and observation of the pages of the Luiz Viana Filho Academic Library and the Pedro Aleixo Library on Facebook. The interview was applied with the librarians responsible for the maintenance and management of the pages and a sample selected for the questionnaires composed by the followers of both pages. As answers obtained showed that the insertion of libraries on Facebook helped to expand the scope of the information available and attract more users. It has been identified how the thematic axes of the publications match the informational needs of followers and are currently available. They are satisfied with the content available.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, 2017.
Aparece na Coleção:Biblioteconomia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons