Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/22718
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_IsaiasCristianoDaSilvaPassos_tcc.pdf1,65 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Leitura e escrita : uma trajetória dos suportes
Autor(es): Passos, Isaías Cristiano da Silva
Orientador(es): Baptista, Dulce Maria
Assunto: Leitura e escrita
Suportes informacionais
Livros - história
Data de apresentação: 30-Jun-2017
Data de publicação: 19-Nov-2019
Referência: PASSOS, Isaías Cristiano da Silva. Leitura e escrita: uma trajetória dos suportes. 2017. 67 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Busca compreender o processo de evolução da leitura e escrita inclusive os suportes, além da tentativa de ampliar as opções de acesso à tecnologia do livro eletrônico1. Por meio da revisão de literatura, abordaalguns conceitos de leitura e escrita, tendo em vista a relevância dessas práticas para o desenvolvimento da sociedade. Trata dos marcos do processo de evolução da escrita, desde a pictografia até o alfabeto. Os sistemas de escrita são descritos de maneira cronológica, visando compreender a influência do seu uso.Apresenta as características desses sistemas,assim como a acessibilidade através da utilização do sistema Braille. Situa a evolução dos suportes de escrita, como o manual, o impresso e o eletrônico a fim de relatar como se deu esse processo de transição, no qual se destacam o surgimento do papel, a criação da imprensa de Gutenberg e o livro eletrônico. Exibe dados da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, a fim de discutir sobre a realidade dessesindicadores.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, 2017.
Aparece na Coleção:Biblioteconomia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons