Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/22709
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_DayaneMendesDaCosta_tcc.pdf1,67 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorLins, Greyciane Souza-
dc.contributor.authorCosta, Dayane Mendes da-
dc.identifier.citationCOSTA, Dayane Mendes da. Curso de Gestão de Bibliotecas Escolares: uma análise da capacitação e atuação de outros profissionais, não bibliotecários, nesses estabelecimentos. 2017. 84 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, 2017.pt_BR
dc.description.abstractA pesquisa tem por objetivo refletir sobre a capacitação e atuação de outros profissionais, não bibliotecários, no gerenciamento de bibliotecas escolares e quais suas consequências para a profissão de bibliotecário escolar. Para isso, a metodologia utilizada consiste em pesquisa qualitativa descritiva e foi dividida em duas fases, primeiro foi identificado e analisado cursos de capacitação para biblioteca escolar, e em um segundo momento, se investigou os perfis de quem está atuando nas bibliotecas escolares/salas de leituras, qual a opinião e o interesse sobre cursos de capacitação, e se caso tenham realizado algum curso, quais mudanças ocorreram nos serviços prestados na biblioteca. Para os instrumentos de coleta de dados foram a pesquisa via internet e entrevistas realizadas com os profissionais responsáveis pelas bibliotecas. O universo da pesquisa consiste em três cursos de gestão de biblioteca escolares e oito escolas públicas de ensino básico, situadas na Ceilândia – DF. Por meio da análise dos dados, os cursos de capacitação englobam vários aspectos importantes para biblioteca escolar. Ao que se refere à opinião, interesse e as mudanças realizadas nas bibliotecas em detrimento dos cursos de capacitação, nota-se que nem todos profissionais se interessam pelos cursos. Já para os que realizaram tais cursos, a grande maioria não conseguiu mudar a realidade da biblioteca em que atua. Conclui, portanto, que é necessária a contratação de profissionais formados em biblioteconomia, para que possam tornar a biblioteca escolar efetiva, oferecendo serviços de qualidade e enriquecendo a educação dos alunos.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordBibliotecas escolarespt_BR
dc.subject.keywordCapacitação profissionalpt_BR
dc.subject.keywordBibliotecáriospt_BR
dc.titleCurso de Gestão de Bibliotecas Escolares : uma análise da capacitação e atuação de outros profissionais, não bibliotecários, nesse estabelecimentospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2019-11-18T12:49:53Z-
dc.date.available2019-11-18T12:49:53Z-
dc.date.submitted2017-12-07-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/22709-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1The research aims to reflect about the capacity and performance of others professionals which are not librarians, in the management of school libraries and what are its consequences for the profession of school librarian. For this the used methodology consists in a qualitative descriptive research and it was dived in two stages, first it was sought to identify and to analyze training courses for school library and in a second moment, were investigated the profiles whose are acting in the school libraries / reading rooms, what is the opinion and the interest about training courses and if they had realized any course what were the changes occurred in the provided services at the library. The data collection instruments were surveys by the internet and interviews realized with professionals responsible for the libraries. The research universe consists in three library management courses and eight public elementary schools located in Ceilândia – DF. It was understood by the analysis of data that the courses of training encompass many important aspects for the school library, however it forms library assistants and it do not substitute a graduation in library science. With regard about the opinion, interests and the realized changes in the libraries in detriment of training courses it has noted that not all professionals are interest in the courses but those which had already realized such courses most of them could not change the reality of the library. So It was concluded that it is necessary the hiring of professional librarians graduated in library science to render the school library effective, offering quality services and enriching student’s education.pt_BR
Aparece na Coleção:Biblioteconomia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons