Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/22694
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_CarolinaCortesRibeiro_tcc.pdf363,28 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A percepção dos magistrados em relação as mudanças na legislação trabalhista e o papel dos peritos contábeis frente a essas mudanças
Autor(es): Ribeiro, Carolina Côrtes
Orientador(es): Mendes, Paulo César de Melo
Assunto: Justiça do trabalho
Perícia contábil
Reforma trabalhista
Data de apresentação: 2018
Data de publicação: 12-Nov-2019
Referência: RIBEIRO, Carolina Côrtes. A percepção dos magistrados em relação as mudanças na legislação trabalhista e o papel dos peritos contábeis frente a essas mudanças. 2018. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: A Reforma Trabalhista alterou a Consolidação das Leis do Trabalho em vários pontos. Devido à importância dessas alterações no âmbito da justiça laboral, esta pesquisa teve como objetivo principal estudar qual é a percepção dos magistrados em relação às mudanças na legislação trabalhista e o papel dos peritos contábeis nessa jornada. Para alcançar o objetivo desse estudo, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e uma pesquisa de campo. A amostra da pesquisa de campo é composta por dez juízes titulares do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região – circunscrição de Brasília. O trabalho apresenta as mudanças mais significativas na visão dos magistrados, e o posicionamento deles em relação a mudança ser positiva ou negativa. Com base no emprego da Análise de Conteúdo de Bardin (2011), analisaram-se entrevistas dadas pelos magistrados à pesquisadora com base em uma divisão em categorias temáticas e concluiu-se que há inúmeros pontos controvertidos na nova lei e alguns desses pontos são considerados pelos magistrados como inconstitucionais. Para os peritos contadores, a Reforma Trabalhista pode trazer dois impactos: o primeiro é uma nova possibilidade de trabalho, pois agora há a necessidade de os pedidos serem liquidados desde o início e assim a parte irá procurar os serviços do contador já na fase inicial do processo; o segundo é que agora a responsabilidade pelo pagamento dos honorários periciais passa a ser da parte sucumbente na pretensão objeto da perícia, ainda que beneficiária da justiça gratuita. Caso o Conselho Superior não se atente quanto ao valor máximo fixado para o pagamento dos honorários, isso poderá levar a uma carência de peritos contábeis que queiram atuar nos processos trabalhistas, gerando um prejuízo para a justiça do trabalho.
Resumén: La Reforma Laboral alteró la Consolidación de las Leyes del Trabajo en varios puntos. Debido a la importancia de esas alteraciones en el ámbito de la justicia laboral, esta investigación tuvo como objetivo principal estudiar cuál es la percepción de los magistrados en relación a los cambios en la legislación laboral y el papel de los expertos contables en esa jornada. Para alcanzar el objetivo de este estudio, se realizó una investigación bibliográfica y una investigación de campo. La muestra de la investigación de campo está compuesta por diez jueces titulares del Tribunal Regional del Trabajo de la 10ª Región - circunscripción de Brasilia. El trabajo presenta los cambios más significativos en la visión de los magistrados, y el posicionamiento de ellos en relación al cambio es positivo o negativo. Con base en el empleo del Análisis de Contenidos de Bardin (2011), se analizaron dadas por los magistrados a la investigadora con base en una división en categorías temáticas y se concluyó que hay innumerables puntos controvertidos en la nueva ley y algunos de esos puntos son considerados por los magistrados como inconstitucionales. Para los expertos contadores, la Reforma Laboral puede traer dos impactos: el primero es una nueva posibilidad de trabajo, pues ahora hay la necesidad de que los pedidos sean liquidados desde el principio y así la parte va a buscar los servicios del contador ya en la fase inicial del proceso proceso; el segundo es que ahora la responsabilidad por el pago de los honorarios periciales pasa a ser de la parte sucumbente en la pretensión objeto de la pericia, aunque beneficiaria de la justicia gratuita. Si el Consejo Superior no se atenta en cuanto al valor máximo fijado para el pago de los honorarios, esto puede llevar a una carencia de expertos contables que quieran actuar en los procesos laborales, generando un perjuicio para la justicia del trabajo.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2018.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2018.TCC.22694
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons