Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/22687
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_BrendaFrotaFranca_tcc.pdf515,51 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Os impactos da tecnologia da informação no exercício da profissão contábil : um levantamento do perfil de escritórios virtuais de contabilidade no Distrito Federal
Autor(es): França, Brenda Frota
Orientador(es): Fernandes, Bruno Vinícius Ramos
Assunto: Empresas contábeis
Inovações tecnológicas
Data de apresentação: 2018
Data de publicação: 11-Nov-2019
Referência: FRANÇA, Brenda Frota. Os impactos da tecnologia da informação no exercício da profissão contábil: um levantamento do perfil de escritórios virtuais de contabilidade no Distrito Federal. 2018. 39 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Desde a década de 1980 os escritórios de contabilidade vêm utilizando computadores e softwares que influenciam diretamente nos procedimentos diários executados pelos profissionais e, consequentemente nos resultados, transmitidos aos gestores das empresas clientes e ao governo, as inovações tecnológicas levaram ao surgimento dos serviços de contabilidade oferecidos de forma totalmente online. Este estudo possui o objetivo de compreender o desenvolvimento do mercado de contabilidade online no Distrito Federal por meio de um levantamento de dados gerais dos escritórios e dados de seus pacotes de serviços e tipos de empresas para as quais fornecem atendimento, realizando uma comparação do perfil destes escritórios. Trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva com abordagem quantitativa, onde foram realizadas entrevistas com os representantes de uma amostra de dez escritórios de contabilidade online que possuem sede no Distrito Federal, além da utilização de informações disponíveis nos sites dos mesmos. Os resultados mostraram que os pacotes de serviços de menor preço são destinados a empresas de serviços tributadas pelo Simples Nacional e que o segmento de contabilidade online ainda é muito recente no Distrito Federal, mas existem boas projeções de melhorias para o ramo, num futuro próximo.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2018.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.