Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2266
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_LeydmarWagnerdeSousaGoncalves.pdf317,14 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorVieira, Adriano José Hertzog-
dc.contributor.authorGonçalves, Leydmar Wagner de Sousa-
dc.identifier.citationGONÇALVES, Leydmar Wagner de Sousa. A participação do professor no processo de inclusão de estudantes com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). 2011. 56 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011.en
dc.descriptionMonografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar.en
dc.description.abstractO professor busca intervenções adequadas para mediar o processo de aprendizagem dos estudantes portadores do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade – TDAH. Pensando nisto, apresentamos neste trabalho estudos e concepções relacionados à inclusão escolar desses estudantes, bem como as causas do TDAH, sintomas, critérios para diagnóstico e possíveis intervenções psicopedagógicas. Na tentativa de conhecer na prática e compreender os portadores do TDAH foi realizado um estudo de caso da estudante A.C., 10 anos de idade, cursando o 5º ano do ensino fundamental de uma escola privada no município de Alexânia, incluindo entrevistas com a estudante, e a professora regente. Foi possível perceber que a escola, de modo geral, não está preparada para lidar com a inclusão, embora tenha sido evidenciado o esforço do professor para compreender a questão do TDAH e os procedimentos necessários para atender adequadamente a estudante com esse transtorno. Desta forma, a pesquisa visou investigar a importância da participação do professor para o processo de inclusão de estudantes com TDAH. Os resultados obtidos nessa investigação sugerem uma reflexão que, com a profundidade adequada, trará muitos benefícios para o desenvolvimento de processos educacionais inclusivos adequados aos estudantes com TDAH. Esse trabalho, entretanto, como uma monografia de um curso de especialização, não tem a pretensão de aprofundar o tema, mas levantar questões pertinentes para futuras investigações.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordDistúrbio da falta de atenção com hiperatividadeen
dc.subject.keywordInclusão escolaren
dc.titleA participação do professor no processo de inclusão de estudantes com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)en
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãoen
dc.date.accessioned2012-01-05T14:51:07Z-
dc.date.available2012-01-05T14:51:07Z-
dc.date.issued2012-01-05T14:51:07Z-
dc.date.submitted2011-05-06-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/2266-
dc.language.isoPortuguêsen
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2011.05.TCC.2266pt_BR
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons