Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Vieira, Adriano José Hertzog | - |
dc.contributor.author | Gonçalves, Leydmar Wagner de Sousa | - |
dc.identifier.citation | GONÇALVES, Leydmar Wagner de Sousa. A participação do professor no processo de inclusão de estudantes com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). 2011. 56 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011. | en |
dc.description | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar. | en |
dc.description.abstract | O professor busca intervenções adequadas para mediar o processo de aprendizagem dos estudantes portadores do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade – TDAH. Pensando nisto, apresentamos neste trabalho estudos e concepções relacionados à inclusão escolar desses estudantes, bem como as causas do TDAH, sintomas, critérios para diagnóstico e possíveis intervenções psicopedagógicas. Na tentativa de conhecer na prática e compreender os portadores do TDAH foi realizado um estudo de caso da estudante A.C., 10 anos de idade, cursando o 5º ano do ensino fundamental de uma escola privada no município de Alexânia, incluindo entrevistas com a estudante, e a professora regente. Foi possível perceber que a escola, de modo geral, não está preparada para lidar com a inclusão, embora tenha sido evidenciado o esforço do professor para compreender a questão do TDAH e os procedimentos necessários para atender adequadamente a estudante com esse transtorno. Desta forma, a pesquisa visou investigar a importância da participação do professor para o processo de inclusão de estudantes com TDAH. Os resultados obtidos nessa investigação sugerem uma reflexão que, com a profundidade adequada, trará muitos benefícios para o desenvolvimento de processos educacionais inclusivos adequados aos estudantes com TDAH. Esse trabalho, entretanto, como uma monografia de um curso de especialização, não tem a pretensão de aprofundar o tema, mas levantar questões pertinentes para futuras investigações. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Distúrbio da falta de atenção com hiperatividade | en |
dc.subject.keyword | Inclusão escolar | en |
dc.title | A participação do professor no processo de inclusão de estudantes com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | en |
dc.date.accessioned | 2012-01-05T14:51:07Z | - |
dc.date.available | 2012-01-05T14:51:07Z | - |
dc.date.issued | 2012-01-05T14:51:07Z | - |
dc.date.submitted | 2011-05-06 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/2266 | - |
dc.language.iso | Português | en |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.26512/2011.05.TCC.2266 | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar
|