Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Martins, Linair Moura Barros | - |
dc.contributor.author | Araujo, Fabio Travassos de | - |
dc.identifier.citation | ARAUJO, Fabio Travassos de. Talento em artes plásticas: uma análise da percepção de pais e professores de indivíduos superdotados. 2011. 52 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011. | en |
dc.description | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar. | en |
dc.description.abstract | Estudando indivíduos talentosos em artes plásticas e considerando-os como possuidores de superdotação/altas habilidades, vimos apresentar neste trabalho a dificuldade de identificar esses indivíduos pela indicação de professores e pais. Partimos do objetivo de avaliar a dificuldade de identificação dos indicadores de SD/AH com talento em artes plásticas, investigando o conhecimento dos pais e professores em torno do assunto, já que são eles que têm a função precípua de identificar e encaminhar os alunos ao atendimento. Esse trabalho buscou enfocar aspectos específicos dos indicadores na identificação desses indivíduos (SD/AH), segundo o modelo de investigação adotado no DF,na SEDF, avaliando o conhecimento adquirido que professores e pais têm sobre superdotação/altas habilidades em relação aos requisitos da linguagem artística necessárias para estarem aptos a indicar uma criança com tais características. Nas questões buscamos saber: a) Se pais e professores sabiam o que caracterizava uma criança superdotada e talentosa. b) Se o conhecimento sobre o assunto era suficiente para identificar uma criança com tais características. c) Se o conhecimento sobre artes e linguagem visual era suficiente a identificar padrões de talento nesta área. A partir de 40 questionários, respondido por 10 professores e 30 pais que indicaram as crianças ao atendimento da sala de recurso de SD/AH com talento em artes plásticas numa Escola da Rede Pública de Ensino do Distrito Federal que atende estes indivíduos. Verificou-se que dentre os 10 profissionais que preencheram o questionário, 01 tinha formação em artes cênicas e os demais eram de áreas diversas, enquanto aos pais e responsáveis, a maioria tinha nível fundamental ou nível básico entre completo e incompleto. Os resultados permitiram a construção de uma análise sobre a falsa noção de conhecimento em torno do assunto, assim como, o uso do senso comum na identificação do indivíduo superdotado/altas habilidades com talento em artes plásticas, apontando para uma situação crítica na inclusão desse aluno na sala de recurso. As conclusões sugerem que o conhecimento de pais e professores acerca do assunto, para a indicação do indivíduo ao atendimento na sala de recurso estava equivocada e que possivelmente, após a observação sistemática, o resultado em talento seria negativo. Manifesto através destes pressupostos a necessidade de metodologias específicas na identificação desses indicadores que tenha mais eficácia e menos frustrações ao atendido. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Superdotados | en |
dc.subject.keyword | Educação especial | en |
dc.subject.keyword | Crianças superdotadas - educação | en |
dc.title | Talento em artes plásticas : uma análise da percepção de pais e professores de indivíduos superdotados | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | en |
dc.date.accessioned | 2012-01-05T14:42:39Z | - |
dc.date.available | 2012-01-05T14:42:39Z | - |
dc.date.issued | 2012-01-05T14:42:39Z | - |
dc.date.submitted | 2011-04-16 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/2265 | - |
dc.language.iso | Português | en |
dc.description.abstract1 | Studying talented individuals in arts and considering them as having High Ability Giftedness, we present in this paper the difficulty of identifying those individuals only from the perspective of teachers and parents. Our primary goal was to assess the difficulty of identifying indicators of HAG with talent in Fine Art, investigating the knowledge of parents and teachers around the issue because they have the primary function of identifying and referring to the attendance. This study aimed to focus on specific aspects of the indicators to identify those individuals (HAG), evaluating the acquired knowledge that teachers and parents about high ability giftedness and artistic language necessary to be able to indicate a child with such characteristics. In the questions we seek to know: a) If parents and teachers knew what characterized a child gifted and talented. b) If the knowledge about it was enough to identify a child with such characteristics. c) If the knowledge about arts and visual language was sufficient to identify patterns of talent in that area. From the 40 questionnaires, where 10 teachers and 30 parents indicated that children in the care of the resource room for gifted talent with high skills in Fine Arts from the school Public Center of Education of Federal District. It was found that 10 professionals completed the questionnaire, one had a degree in Theater Arts and the rest were from various areas, while parents and guardians, the majority had primary or intermediate level between full and incomplete. The results allowed the construction of a concept analysis on the lack of knowledge about the subject, as well as the use of common sense in identifying gifted with high abilities in visual arts talent, pointing to a critical situation in the inclusion of students in resource room. The findings suggest that starting from the knowledge of parents and teachers about the topic, to indicate the individual to attend the resource room was mistaken and that possibly, after the systematic observation, the result would be negative in talent. I manifest through these assumptions the need of specific methodologies to identify those indicators that offer more efficiency and less frustration to the student. | pt_BR |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.26512/2011.04.TCC.2265 | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar
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