Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/22657
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_AndreDeOliveiraAlves_tcc.pdf789,27 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O valor que a sociedade confere à responsabilidade fiscal
Autor(es): Alves, André de Oliveira
Orientador(es): Wilbert, Marcelo Driemeyer
Assunto: Dívida pública
Finanças públicas
Data de apresentação: 2018
Data de publicação: 5-Nov-2019
Referência: ALVES, André de Oliveira. O valor que a sociedade confere à responsabilidade fiscal. 2018. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Esta pesquisa busca realizar um estudo e análise sobre a responsabilidade fiscal, visando identificar quais são as instituições fiscais e qual a importância da responsabilidade fiscal no Brasil. Ao longo do trabalho, que consiste em uma pesquisa exploratória, com procedimento de revisão bibliográfica e abordagem de pesquisa qualitativa, foram analisados conceitos e características da Contabilidade Pública, Finanças Públicas, Gestão Fiscal e Responsabilidade Fiscal, com enfoque no regramento existente na Constituição Federal, Lei de Responsabilidade Fiscal e Lei 4.820/64. Firmado o referencial teórico, nos resultados se buscou avaliar a importância da responsabilidade fiscal a partir de variáveis indicadoras qualitativas comparáveis de receita, despesas e metas fiscais. Constatou-se que ao longo dos anos analisados houve um crescimento constante das despesas do governo, bem como da arrecadação de receitas federais, porém no que se refere às metas fiscais há um respeito às suas estipulações, apesar de os parâmetros fixados serem muito discrepantes da realidade.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2018.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2018.TCC.22657
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons