Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/22656
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_AnaMartaNeriDeAguiar_tcc.pdf609,11 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Finanças comportamentais : um estudo do viés excesso de confiança com os alunos dos cursos de Administração, Economia e Ciências Contábeis da UnB
Autor(es): Aguiar, Ana Marta Neri de
Orientador(es): Nunes, Danielle Montenegro Salamone
Assunto: Finanças comportamentais
Confiança
Data de apresentação: 2018
Data de publicação: 5-Nov-2019
Referência: AGUIAR, Ana Marta Neri de. Finanças comportamentais: um estudo do viés excesso de confiança com os alunos dos cursos de Administração, Economia e Ciências Contábeis da UnB. 2018. 40 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: A presente pesquisa teve por objetivo verificar a ocorrência do viés excesso de confiança nos alunos de graduação dos cursos de Administração, Economia e Ciências Contábeis da UnB. O procedimento utilizado na pesquisa para coleta de dados foi a aplicação de um questionário. Para fazer essa verificação, foi aplicado um questionário contendo perguntas de conhecimento geral e de conhecimento financeiro, com questões de dupla alternativa, e ao final foi perguntado quantas questões os estudantes acreditavam ter respondido corretamente, obtendo assim o nível de confiança conforme modelo proposto por Gigerenzer (1991). A amostra foi composta por 178 alunos, dos quais 75 eram do curso de Administração, 17 eram do curso de Economia e 86 eram do curso de Ciências Contábeis. Os resultaram apontaram as seguintes características comuns no perfil dos entrevistados que apresentaram excesso de confiança: gênero masculino, maior média de idade, ser casado e estar trabalhando. Além disso, verificou-se que o curso que apresentou uma maior proporção de alunos excessivamente confiantes foi o de Economia, e o curso que apresentou uma maior proporção de alunos com baixa confiança foi o de Ciências Contábeis.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2018.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons