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2018_AmandaNunesdaSilvaRomeiro_tcc.pdf1,26 MBAdobe PDFver/abrir
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dc.contributor.advisorSilva, César Augusto Tibúrcio-
dc.contributor.authorRomeiro, Amanda Nunes da Silva-
dc.identifier.citationROMEIRO, Amanda Nunes da Silva. Relação entre a taxa de desconto e a taxa de crescimento no mercado acionário brasileiro. 2018. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2018.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho procura evidências acerca da relação entre a taxa de crescimento e a taxa de desconto de empresas brasileiras listadas na Bolsa de Valores, no período compreendido entre 2012 e 2016, tomando-se como fonte de dados a plataforma Economática®. Para isso, foi utilizado o modelo de Penamn e Zhu (2017), através de uma pesquisa descritiva com procedimentos que se caracterizam como pesquisa bibliográfica documental e pesquisa correlacional de natureza quantitativa. Partindo-se da assertiva que essas duas taxas, representadas pelas proxies P/L e beta, se comportam de maneira diretamente proporcional, procedeu-se a uma série de correlações lineares e posteriores testes de significância (p-valor) para testar tal afirmação no Brasil. Os resultados obtidos indicam que no mercado acionário brasileiro as correlações entre as variáveis são em sua maioria negativas com significância irrisória diante dos cálculos realizados. Conclui-se que o desfecho alcançado não foi aquele desejado inicialmente por se tratar de um período de forte recessão econômica, além de uma breve série histórica analisada e uma amostra reduzida de companhias. Assim, sugere-se que para pesquisas futuras sejam realizadas em lapso temporal e amostra total ampliados.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEmpresas - finançaspt_BR
dc.subject.keywordMercado acionário brasileiropt_BR
dc.titleRelação entre a taxa de desconto e a taxa de crescimento no mercado acionário brasileiropt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2019-11-04T15:31:48Z-
dc.date.available2019-11-04T15:31:48Z-
dc.date.submitted2018-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/22654-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1This research enables evidences about the relation between the growth rate and the discount rate of Brazilian companies listed on the Stock Market in the period between 2012 and 2016 based as data source the Economática™ platform. For this, the model of Penamn and Zhu (2017) was used through a descriptive research with procedures that are characterized as documentary bibliographic research and correlational research of quantitative nature. Starting from the assertive that these two rates represented by proxies P/L and beta behaves in a directly proportional way, proceeded to a series of linear correlations and subsequent significance tests (p-value) to test such an affirmation in Brazil. The results obtained indicate that in the Brazilian stock market the correlations between the variables are mostly negative with derisory significance in the face of the calculations. It is concluded that the outcome achieved was not that initially desired because it was a period of strong economic recession, in addition to a brief historical series analyzed and a small sample of companies. Thus, it is suggested that for future researches to be performed in time span and expanded total sample.pt_BR
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