Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/22647
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_EliasReisSousa.pdf969,07 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Avaliação da necessidade de cadastro nacional para investidores qualificados e profissionais
Autor(es): Sousa, Elias Reis
Orientador(es): Costa, Abimael de Jesus Barros
Assunto: Investimentos - perfil de investidores
Mercado financeiro
Finanças comportamentais
Data de apresentação: 25-Abr-2018
Data de publicação: 4-Nov-2019
Referência: SOUSA, Elias Reis. Avaliação da necessidade de cadastro nacional para investidores qualificados e profissionais. 2018. 27 f. il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Mercado Financeiro e Investimentos)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: A evolução do mercado financeiro nacional que vem ocorrendo nos últimos 20 anos levou uma grande parte dos investidores tradicionais a buscar novas modalidades de investimentos no mercado ora desconhecidas do grande público investidor. O propósito deste estudo é investigar os benefícios da existência de bancos de dados que permita ao investidor identificar esses agentes qualificados. Apresentando assim uma proposta de melhoria a regulamentação que trata das diretrizes para adequação do produto, serviço ou operação ao perfil do investidor, para criação do banco de dados, que permita a todos os investidores tomar conhecimento dos investidores qualificados ou profissionais habilitados. Propor um cadastro nacional de profissionais a partir do banco de dados, com os critérios de volume da movimentação, reclamações, tempo de mercado entre outros. Mostrar os potenciais benefícios em se ter um cadastro junto ao órgão regulamentador e regulador. Tendo como metodologia o levantamento das fontes disponíveis como a legislação brasileira, publicações internacionais, teses que trataram de alguma forma do tema, artigos científicos, livros entre outros trabalhos acadêmicos, usando como benchmarking o Portal Dados Abertos da Comissão de Valores Imobiliários dos Fundos de Investimento. Os resultados demonstram a necessidade da existência do cadastro nacional, onde possa ser realizado a verificação dos dados mínimos dos investidores qualificados e profissionais cadastrados e habilitados a operar conforme perfil identificado. Sugere ainda que o cadastro nacional dos melhores agentes qualificados corrobora para que o mercado possa verificar os agentes que possuem melhores resultados e que trazem maior segurança aos investidores. Por fim, é recomendável a título de sugestão para futuras pesquisas, a verificação de novos métodos existentes para melhor verificar os agentes envolvidos e qualificados a prestar assessoria no mercado de investimentos. Sendo que este estudo não é exaustivo, mais sim, uma colaboração no processo evolutivo de melhoria da transparência do mercado financeiro.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2018.
Aparece na Coleção:Mercado Financeiro e Investimentos



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.