Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/22633
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_EnzoMatheusCarmoDaSilva_tcc.pdf3,15 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Síntese e estudos estruturais por RMN de um novo peptídeo encriptado visando atividade antiviral
Autor(es): Silva, Enzo Matheus Carmo da
Orientador(es): Paterno, Aline Lima de Oliveira
Coorientador(es): Brand, Guilherme Dotto
Assunto: Peptídeos
Data de apresentação: 2019
Data de publicação: 24-Out-2019
Referência: SILVA, Enzo Matheus Carmo da. Síntese e estudos estruturais por RMN de um novo peptídeo encriptado visando atividade antiviral. 2019. 45 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Química)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Os peptídeos são biomoléculas que possuem diversas atividades biológicas conhecidas e atrativas para o desenvolvimento de novas drogas. Esse trabalho propõe uma estratégia para se obter novos peptídeos antimicrobianos, com foco na atividade antiviral. Para isso, primeiramente, foi utilizado o software denominado Kamal para prospecção e então síntese um peptídeo cuja estrutura primária está contida em uma proteína e que possivelmente tem: atividade antiviral e estruturação em α-hélice. A síntese de um dos peptídeos selecionados pelo Kamal foi realizada em Fase Sólida e purificada por HPLC, onde observou-se relativa pureza do produto obtido. Porém, o peptídeo prospectado e selecionado para o presente trabalho não apresentou atividade antimicrobiana e nem uma estrutura definida, mesmo após análises realizadas na presença de vesículas. Dessa forma, partiu-se para o estudo estrutural do peptídeo Bt01, um peptídeo prospectado pelo Kamal em trabalhos anteriores, por Ressonância Magnética Nuclear. Resultados preliminares das análises dos espectros de TOCSY e NOESY revelaram que a estrutura do peptídeo Bt01 é uma α-hélice entre a Glicina 3 e a Fenilalanina 16.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2019.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2019.TCC.22633
Aparece na Coleção:Química



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons