Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/22601
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_ClaudiaReginaAntunesDo Nascimento_tcc.pdf604,09 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O conceito de “cuidado de si” na perspectiva de Michel Foucault
Autor(es): Nascimento, Cláudia Regina Antunes do
Orientador(es): Nascimento, Wanderson Flor do
Assunto: Técnicas de si
Foucault, Michel, 1926-1984
Data de apresentação: 2017
Data de publicação: 14-Out-2019
Referência: NASCIMENTO, Cláudia Regina Antunes do. O conceito de “cuidado de si” na perspectiva de Michel Foucault. 2017. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Filosofia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: O “Cuidado de si” integra um conjunto de práticas que tinham grande importância na antiguidade greco-romana e que se tornaram ao longo do tempo um princípio geral e incondicional (FOUCAULT, 2006, 77). Apesar do destaque, essas “Técnicas de si” foram ignoradas ou esquecidas ao longo da história (Ibid., 06), sendo recupera-das e trazidas para a modernidade pelo filósofo francês Michel Foucault (Id., 1984, 16). O tema despertou interesse ao ser acessado na atualidade. Surgiram questionamentos no sentido de apreender o modo como foi estabelecida a relação entre o sujeito Michel Foucault e o “Cuidado de si”, principalmente a forma como ele apresenta a sua conceituação.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Filosofia, 2017.
Aparece na Coleção:Filosofia - Graduação



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons