Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/22597
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_FelipeMatosLimaMelo_tcc.pdf370,41 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Interesse público em Rousseau : uma análise sobre o papel da propriedade na instituição política
Autor(es): Melo, Felipe Matos Lima
Orientador(es): Almeida, Maria Cecília Pedreira de
Assunto: Alienação (Filosofia)
Propriedade
Contrato social
Rousseau, Jean-Jacques, 1712-1778
Data de apresentação: 3-Mar-2018
Data de publicação: 14-Out-2019
Referência: MELO, Felipe Matos Lima. Interesse público em Rousseau: uma análise sobre o papel da propriedade na instituição política. 2018. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Filosofia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: O objetivo desse trabalho é analisar, a partir do Discurso sobre a Desigualdade [1755], o papel da propriedade como na constituição do interesse público no Contrato Social [1762]. Para tanto, dividimos nosso texto em três momentos. No primeiro, procuramos reconstruir as condições reais da instituição do corpo político, de acordo com o Segundo Discurso, a saber, o estado de guerra generalizado, acentuando como a criação das leis e de uma força capaz de fazer com que elas sejam obedecidas nesse momento faz com que a lei funcione como perpetuação da dominação de um grupo social, os ricos, sobre outro, os pobres, ao deixar intacta a distribuição de propriedades. No segundo período do texto, nosso objetivo foi o de expor como Rousseau constrói, teoricamente, a noção de uma vontade orgânica do corpo político voltada para o interesse comum, a partir da "alienação total" de cada particular à comunidade toda, da qual faz parte. Apontamos, ainda nesse momento, uma possível realização empírica dessa alienação na formação de cidadãos no verbete Economia Moral e Política, tendo em vista apresentar como se dá, nessa obra, a relação entre vontade geral e vontade particular. Por fim, procuramos apresentar algumas evidências textuais, nas três obras supracitadas, de que a propriedade, na alienação total do Contrato Social, deve figurar de modo diferente do que na instituição do corpo político no Discurso sobre a Desigualdade, apontando sua constituição como a possibilidade de controle, seja de um particular sobre outro, seja da comunidade sobre todos.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Filosofia, 2018.
Aparece na Coleção:Filosofia - Graduação



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons