Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Nascimento, Wanderson Flor do | - |
dc.contributor.author | Santos, Raphaela Morais de Andrade | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Raphaela Morais de Andrade. Filosofia como instrumento da educação libertária nos presídios do Distrito Federal. 2018. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Filosofia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Filosofia, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este presente trabalho propõe uma reinserção do preso na sociedade à luz da educação no
sistema prisional do Distrito Federal. A partir de uma perspectiva histórica, percebe-se que a
privação de liberdade, por si só, não favorecia a ressocialização. A educação constitui um
influente mecanismo disciplinador e ele deve ser alcançado por populações ditas excluídas,
pois são direitos indispensáveis ao ser humano. O tema é tratado sob uma perspectiva
jurídico-democrática do direito à educação e filosófica a medida que a fundamentação das
dificuldades na ressocialização dos presos passasse por definições acadêmicas em conceitos
éticos e de virtudes em reflexo com pensar do cidadão. Ainda que preso, o único direito
restrito é a liberdade, e a inclusão da educação é prevista nos direitos humanos, enquanto
direito da pessoa humana e sua importância. Partindo de ideais defendidos por bell hooks e
Paulo Freire onde enfatizam a sala de aula como ambiente de possibilidades e dentro desse
contexto trabalhar para a autonomia, levaria a educação como uma prática para a liberdade.
Tratar o assunto, fundamentado sobre a necessidade de um melhor acompanhamento do
Estado no que tange a educação e reinserção dos presos, saindo do contexto que a sociedade
conhece e apoia, mantendo-os em cárcere como forma punitiva não excludente, mas ascender
uma forma educativa de se pensar o ser e o seu meio. A filosofia propõe uma construção na
personalidade tratando a educação e seus entendimentos culturais, morais e sociais na busca
de resgatar a educação, a ética e a moral daqueles que transgrediram mas que ainda sonham
com o retorno da vida em harmonização com a sociedade, usando-a como instrumento da
educação libertária nos presídios do Distrito Federal. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Filosofia e ensino | pt_BR |
dc.subject.keyword | Reabilitação de criminosos | pt_BR |
dc.title | Filosofia como instrumento da educação libertária nos presídios do Distrito Federal | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-10-14T11:08:52Z | - |
dc.date.available | 2019-10-14T11:08:52Z | - |
dc.date.submitted | 2018 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/22594 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This paper proposes a reintegration of the prisoner into society in the light of education in the
prison system of the Federal District. From a historical perspective, it is perceived that
deprivation of liberty alone did not favor resocialization. Education is an influential
disciplining mechanism and must be achieved by excluded populations, since they are
indispensable rights for the human being. The subject is treated from a juridical-democratic
perspective of the right to education and philosophical as the foundation of the difficulties in
the resocialization of the prisoners went through academic definitions in ethical concepts and
of virtues in reflex with the citizen's thinking. Although imprisoned, the only restricted right is
freedom, and the inclusion of education is provided for in human rights as a hum right and its
importance. Starting from the ideals advocated by bell hooks and Paulo Freire, where they
emphasize the classroom as an environment of possibilities and within that context to work
for autonomy, it would lead to education as a practice for freedom. To address the issue,
based on the need for a better follow-up of the State regarding the education and
reintegration of prisoners, leaving the context that society knows and supports, keeping them
in jail as a non-exclusionary punishment, but ascending an educational form of thinking
about being and its environment. Philosophy proposes a construction in the personality
dealing with education and cultural knowledge, moral and social understandings in the
search of rescuing the education, ethics and morals of those who have transgressed but who
still dream of the return of life in harmony with society, as an instrument of libertarian
education in the prisons of the Federal District. | pt_BR |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.26512/2018.TCC.22594 | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Filosofia - Graduação
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