Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/22591
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_MariaCarolinaNunesGobbo_tcc.pdf314,98 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A poesia na internet : superação da decadência ou uma ilusão perdida?
Autor(es): Gobbo, Maria Carolina Nunes
Orientador(es): Corrêa, Ana Laura dos Reis
Assunto: Poesia
Redes sociais on-line
Materialismo dialético
Data de apresentação: 2018
Data de publicação: 11-Out-2019
Referência: GOBBO, Maria Carolina Nunes. A poesia na internet: superação da decadência ou uma ilusão perdida?. 2018. 13 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Este artigo propõe um olhar crítico sobre a produção de arte no meio digital com enfoque especial na produção poética nas redes sociais. A análise crítica tem como base a perspectiva teórica do materialismo dialético a partir da abordagem do crítico literário György Lukács e traça um paralelo entre a atual conjuntura da produção poética e o cenário literário apresentado na obra Ilusões Perdidas, de Honoré de Balzac. Ressalta-se como a trajetória do personagem Lucien Chardon e seus dilemas se relaciona com o desenvolvimento da carreira dos jovens poetas advindos das redes sociais. O objetivo proposto é observar a duplicidade entre o meio libertador da produção literária no ambiente digital e a instauração de um sistema de submissão poética às demandas mercadológicas.
Abstract: This article propose a critical look at the art production in the digital media focusing on the poetic production in social media. The analysis is based on the perspective of dialetical materialism perpassing Gyorgy Lukacs’s approach and it traces a parallel between the current conjuncture of poetic production and the literary scenario presented in the book Ilusões Perdidas, from Honoré de Balzac. Morevover, the article highlights that Lucien Chardon’s path and his dilemmas are related to the development of young poets carrer, raised by social media. The goal is to observe the duplicity between the emancipated environment of the literary production in digital media and the establishment of a system of submission to the marketing demands.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2018.
Aparece na Coleção:Letras - Português



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons