Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/22591
Título: | A poesia na internet : superação da decadência ou uma ilusão perdida? |
Autor(es): | Gobbo, Maria Carolina Nunes |
Orientador(es): | Corrêa, Ana Laura dos Reis |
Assunto: | Poesia Redes sociais on-line Materialismo dialético |
Data de apresentação: | 2018 |
Data de publicação: | 11-Out-2019 |
Referência: | GOBBO, Maria Carolina Nunes. A poesia na internet: superação da decadência ou uma ilusão perdida?. 2018. 13 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. |
Resumo: | Este artigo propõe um olhar crítico sobre a produção de arte no meio digital com enfoque
especial na produção poética nas redes sociais. A análise crítica tem como base a
perspectiva teórica do materialismo dialético a partir da abordagem do crítico literário
György Lukács e traça um paralelo entre a atual conjuntura da produção poética e o
cenário literário apresentado na obra Ilusões Perdidas, de Honoré de Balzac. Ressalta-se
como a trajetória do personagem Lucien Chardon e seus dilemas se relaciona com o
desenvolvimento da carreira dos jovens poetas advindos das redes sociais. O objetivo
proposto é observar a duplicidade entre o meio libertador da produção literária no
ambiente digital e a instauração de um sistema de submissão poética às demandas
mercadológicas. |
Abstract: | This article propose a critical look at the art production in the digital media focusing on
the poetic production in social media. The analysis is based on the perspective of
dialetical materialism perpassing Gyorgy Lukacs’s approach and it traces a parallel
between the current conjuncture of poetic production and the literary scenario presented
in the book Ilusões Perdidas, from Honoré de Balzac. Morevover, the article highlights
that Lucien Chardon’s path and his dilemmas are related to the development of young
poets carrer, raised by social media. The goal is to observe the duplicity between the
emancipated environment of the literary production in digital media and the establishment
of a system of submission to the marketing demands. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2018. |
Aparece na Coleção: | Letras - Português
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons