Título: | A importância da intervenção do professor na inclusão de alunos com surdez |
Autor(es): | Souza, Marcélia Fiedler Bremer |
Orientador(es): | Kelman, Celeste Azulay |
Assunto: | Surdez Surdos - educação Educação inclusiva |
Data de apresentação: | 30-Abr-2011 |
Data de publicação: | 5-Jan-2012 |
Referência: | SOUZA, Marcélia Fiedler Bremer. A importância da intervenção do professor na inclusão de alunos com surdez. 2011. 64 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011. |
Resumo: | A presente pesquisa foi resultado de um estudo bibliográfico e de uma pesquisa de campo realizada em uma turma de projetos de uma escola da rede municipal de Ipatinga em 2010, em que tece algumas considerações sobre o processo de inclusão de alunos com surdez em sala de aula comum e a importância da intervenção do professor nesse contexto, envolvendo considerações sobre bilinguismo. Para isso, através de entrevistas com enfoque qualitativo, foram obtidos dados, contemplando os seguintes aspectos: as intervenções do professor durante o processo de ensino aprendizagem do aluno surdo, o processo de inclusão desse aluno na sala de aula comum, as dificuldades do aluno e do professor nesse processo, o papel da família e suas contribuições, o processo de desenvolvimento do aluno após as intervenções realizadas pelas professoras. Para a realização da pesquisa foram utilizadas sete entrevistas, sendo elas com a professora regente da turma, uma professora de inglês, uma professora de ensino religioso, a coordenadora pedagógica da escola, a assessora do Programa Brasil Alfabetizado que já trabalhou com a educação especial em Ipatinga, com a mãe do aluno e com o mesmo. Os resultados da pesquisa mostraram que a escola necessita se adequar em alguns aspectos relativos à educação inclusiva para surdos, principalmente em relação ao aperfeiçoamento dos professores à modalidade do bilinguismo, adequação do planejamento para a realidade dos surdos e até mesmo os materiais didáticos pedagógicos adequados para as aulas. É importante ressaltar que os professores que trabalhavam nessa turma não tinham um preparo específico para lidar com alunos com hipoacusia, mas se esforçavam para adequar e melhorar sua prática. Mostraram ainda, a importância da formação continuada para os professores frente à proposta de educação inclusiva. Dessa forma, eles terão mais oportunidades de melhorar em relação ao ensino aprendizagem, que ocorrerá de maneira contextualizada no ambiente escolar. A referida pesquisa comprovou os desafios integrantes à prática do professor em relação ao processo de inclusão dos alunos com hipoacusia em salas comuns, principalmente pela limitação da falta de capacitação. Esses desafios, entretanto, podem ser superados pelos professores gradativamente, com os esforços, humildade, dedicação e estudo. Por parte da escola, enquanto instituição formal, que deve levar em consideração as limitações dos educandos surdos, apontar soluções que beneficiem a aprendizagem escolar, valorizar e respeitar as diferenças, buscar parcerias com os professores, profissionais especializados da área e intérpretes para que se realize uma verdadeira educação inclusiva. |
Abstract: | This research was the result of a bibliographic study and a field research project in a classroom at a school in the city of Ipatinga in 2010. This study presents some considerations about the process of inclusion of students with deafness in the regular classroom and the importance of teacher intervention in this context, involving considerations of bilingualism. Data were obtained through interviews with qualitative approach, including the following aspects: the teacher's interventions during the process of teaching and learning of deaf students, the process of inclusion of students in the regular classroom, the difficulties of the student and the teacher in this process, the role of the family and their contributions, the development process of the student after the interventions made by teachers. To carry out the research seven interviews were done, which were with the teacher of the class, an English teacher, a teacher of religious education, the educational coordinator of the school, the mother of the student and the student. The survey results showed that the school needs to fit in some aspects of inclusive education for deaf students, especially regarding the improvement of teachers in bilingual mode, adequacy of planning for the reality of the deaf and even instructional materials suitable for these students’ needs. The teachers who worked in that group had no specific training to deal with students with hearing loss, but struggled to adapt and improve their classes. Also showed the importance of continuing education for teachers focusing on inclusive education. Thus, they will have more opportunities to improve teaching and learning in relation to that place in context the school environment. This research confirmed the challenges members to practice the teacher in relation to the process of inclusion of students with hearing loss in regular classrooms, mainly by limiting the lack of training, but can be gradually overcome through the efforts of every teacher, humility, dedication, study, and by the school as a formal institution, consider the limitations of deaf students, point solutions that benefit the school learning, values and respects differences, seek partnerships with teachers, professional performers and specialized area for which perform a true inclusive education. |
Informações adicionais: | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar. |
DOI: | http://dx.doi.org/10.26512/2011.04.TCC.2258 |
Aparece na Coleção: | Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar
|