Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/22584
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_LucasCardosoCruz_tcc.pdf545,69 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O papel da música na antroponímia brasileira
Autor(es): Cruz, Lucas Cardoso
Orientador(es): Coelho, Juliana Soledade Barbosa
Assunto: Nomes pessoais
Música
Data de apresentação: 6-Dez-2018
Data de publicação: 11-Out-2019
Referência: CRUZ, Lucas Cardoso. O papel da música na antroponímia brasileira. 2018. 52 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: O presente trabalho visa apresentar o papel da música nos nomes em uso no Brasil no contexto de mídias digitais, como o rádio, a TV e a internet, que por serem grandes difusores de informação, são capazes de alavancar as carreiras de artistas. Com a evolução da tecnologia, o acesso à música tem sido cada vez mais simplificado, de forma que ao usar um simples aplicativo para celular, qualquer um pode ter acesso ao conteúdo de um determinado artista, fato que acaba por gerar maior visibilidade para o mesmo e que se comparado à época do rádio, onde a visibilidade não era tão grande, certamente não alcançariam um público tão amplo. Através dessa facilidade quanto ao acesso às músicas, mais e mais grupos de ouvintes tem se formado se identificando com determinado gênero ou artista de forma a criar uma cultura onde este grupo se comporta, conversa e se veste da mesma forma. Outra influência que a música traz para a sociedade é quanto a geração de nomes, pois, os pais que se identificam com determinado artista, tendem a homenagear os filhos seja com o nome do ídolo ou com algum nome presente em suas canções. Este tipo de influência é estudado por um campo de estudo denominado Antroponímia e é ela que norteará este trabalho, de forma a estabelecer relações entre a música e os nomes que se darão em forma de homenagem aos artistas e suas respectivas músicas.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, 2018.
Aparece na Coleção:Letras - Português



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons