Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/22571
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_ThiagoBrunodosSantos.pdf20,41 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Dupla identidade : a cultura nacional nos quadrinhos de super-heróis brasileiros
Autor(es): Santos, Thiago Bruno dos
Orientador(es): Rizzo, Wagner Antonio
Assunto: Histórias em quadrinhos
Identidade cultural
Data de apresentação: 2011
Data de publicação: 10-Out-2019
Referência: SANTOS, Thiago Bruno dos. Dupla identidade: a cultura nacional nos quadrinhos de super-heróis brasileiros. 2011. 64 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: Desde o seu surgimento como meio de comunicação, as histórias em quadrinhos buscaram representar aspectos da cultura das sociedades em que elas estavam inseridas. A despeito das contradições de origem desse meio na sociedade norte-americana, sua hegemonia comercial acabou influenciando a identidade cultural de outras sociedades. Dessa forma, as histórias em quadrinhos brasileiras acabaram sofrendo essa influência. Isso ficou mais evidente no gênero super-heróis. Assim, o presente trabalho pretende analisar como ocorre essa influência em relação à representação da identidade cultural nos quadrinhos brasileiros desse gênero. Para tanto, o principal objeto de pesquisa será o personagem Overman, de Laerte Coutinho.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisual e Publicidade, Habilitação em Publicidade, 2011.
Aparece na Coleção:Comunicação - Publicidade e Propaganda



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons