Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/22548
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_CarlaCristinaCamposGuimaraes_tcc.pdf452,75 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O debate sobre o lugar da mulher na literatura : reflexões à luz do pensamento de Alexandra Kollontai em As irmãs
Autor(es): Guimarães, Carla Cristina Campos Brasil
Assunto: Mulheres na literatura
Kollontai, Alexandra 1872 - 1952
Data de apresentação: 2018
Data de publicação: 8-Out-2019
Referência: GUIMARÃES, Carla Cristina Campos Brasil. O debate sobre o lugar da mulher na literatura: reflexões à luz do pensamento de Alexandra Kollontai em As irmãs. 2018. 11 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Esta pesquisa tem como principal objetivo propor uma reflexão sobre o papel da mulher e da Revolução Russa a partir da análise do conto As irmãs de Alexandra Kollontai, destacando o conteúdo das críticas produzidas por esta autora em relação à condição da mulher na sociedade capitalista e em relação aos desafios para a superação das relações opressoras de gênero na sociedade socialista em gestação. Diante das discussões desenvolvidas na pesquisa, entendemos que a situação da mulher não pode ser tida isoladamente, e sim como um fenômeno, que compõe uma totalidade complexa. Não pode, portanto, ser lida como um mero fato isolado da vida material. As desigualdades entre os sexos vão além das relações conjugais e familiares, por isso as condições de trabalho e os tipos de atividades exercidas pelas mulheres devem ser objetos de estudo, demonstrando o quão forte são as origens dessas desigualdades dentro do modo de produção capitalista e enfrentada por Alexandra Kollontai na luta pela construção do socialismo na União Soviética do início do século XX.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2018.
Aparece na Coleção:Letras - Português



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons