Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Silva, Fernanda Casagrande Martinelli Lima Granja Xavier da | - |
dc.contributor.author | Alencar, Pedro Henrique Carvalho | - |
dc.identifier.citation | ALENCAR, Pedro Henrique Carvalho. Memorial do filme Esperança Camelô: histórias e conflitos da profissão camelô na Rodoviária do Plano Piloto em Brasília-DF. 2018. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Comunicação Organizacional, habilitação em Comunicação Organizacional, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | O filme documental que compõe este memorial narra histórias e conflitos sobre o trabalho
informal. Gravado na Rodoviária do Plano Piloto em Brasília e com inspiração etnográfica, o
registro contempla os paradoxos da globalização, que se materializam como “globalitarismo”,
nas palavras de Milton Santos, para milhares de trabalhadores informais no Brasil. A partir de
discussões sobre o universo da profissão de camelô, especialmente sobre a fiscalização, a rua
e a pirataria, exploro no filme diferentes e, às vezes, contraditórios significados dessas
expressões. As entrevistas ocorreram em feiras populares, entre os camelôs que se organizam
como vendedores na plataforma superior da rodoviária do Plano Piloto, na Feira dos
Importados em Brasília e no Mercado Ver-o-Peso em Belém do Pará. No estudo que compõe
este memorial apresento dados quantitativos (IBGE, BSA, Oxfam, Agefis,), e descrevo o
trabalho de pesquisa de campo para execução do documentário a partir da observação e
entrevistas realizadas nas localidades citadas. Assim, o camelô brasileiro é estudado em
números, imagens e depoimentos dos mesmos, em perspectiva com a difícil realidade do
mercado de trabalho e dessa profissão. São retratados trabalhadores mais antigos na profissão,
que buscaram e conquistaram dignidade a partir de seu exercício e organizam seus projetos de
vida como camelôs, assim como profissionais que exercem esse ofício há pouco tempo e que
organizam seus projetos de vida para deixarem de ser camelô. Nesse cenário emergem temas
como o desemprego, a pobreza e a repressão policial. São abordadas as novas dinâmicas de
consumo, bem como os processos produtivos atuais do capitalismo, que transformam e
impactam o trabalho e/ou emprego dos personagens. Desenvolvo uma reflexão sobre a visão
dos próprios camelôs sobre a pirataria, sobre o trabalho nas ruas, seus significados simbólicos
relacionados à divisão de classes sociais e aos espaços urbanísticos em Brasília. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Trabalho informal | pt_BR |
dc.subject.keyword | Subemprego | pt_BR |
dc.subject.keyword | Documentário (Cinema) | pt_BR |
dc.title | Memorial do filme Esperança Camelô : histórias e conflitos da profissão camelô na Rodoviária do Plano Piloto em Brasília-DF | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-10-08T13:52:54Z | - |
dc.date.available | 2019-10-08T13:52:54Z | - |
dc.date.submitted | 2018 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/22537 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The movie that integrates this memorial narrates stories and conflicts about informal work.
Recorded at the Rodoviária do Plano Piloto in Brasília and with ethnographic inspiration, the
recording contemplates globalization's paradoxes, that materializes itself as "Globalitarism" in
the words of Milton Santos, for thousands of informal workers in Brazil. Starting from the
discussions about the world of the "camelô"'s profession, specialy regarding fiscalization,
streets and piracy, I explore different, and sometimes contraditory, meanings of this
expressions. The interviews and recordings occured in popular fairs, among the "camelôs"
that organizes themselves as sellers at the Superior Platform of the Rodoviária do Plano
Piloto, the Feira dos Importados in Brasília, and at the Ver-o-Peso market at Belém do Pará.
In the studies that integrates this memorial I present quantitative data, (IBGE, BSA, Oxfam,
Agefis), and describe the work of field research for the execution of this documentary starting
from the observation of the enterviews collected at the previously stated locations. Having
that said, the brazilian "camelô" is studied in numbers, images and testimonies of themselves
put in perspective with the tough job market and professional realities. Older workers are
pictured in the movie, people that seeked and conquered dignity from their labour and
organize their lives as "camelôs" as well as newcomers that face this profession as one step in
the ladder for their life plans and then leave it behind. Subjects such as unemployment,
poverty and police repression emerge all along the movie. The movie adresses new dynamics
about consumption, as well as capitalism's today's productive processes that transform or
impact the work and the employment of the characters. I develop a reflection about the
"camelôs" view about piracy about street work and it's symbolic meanings related to the class
division and urban spaces in Brasília. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Comunicação - Comunicação Organizacional
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