Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/22509
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_EricaDosSantosOliveira_tcc.pdf533,67 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Sistematização do ultimate frisbee para a prática de ensino na escola : uma proposta para a diversificação de conteúdo
Autor(es): Oliveira, Érica dos Santos
Orientador(es): Costa, Felipe Rodrigues da
Assunto: Educação física escolar
Esportes para crianças
Data de apresentação: 2017
Data de publicação: 4-Out-2019
Referência: OLIVEIRA, Érica dos Santos. Sistematização do ultimate frisbee para a prática de ensino na escola: uma proposta para a diversificação de conteúdo. 2017. 35 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Diante da homogênea grade curricular nas aulas de Educação Física, onde os conteúdos mais trabalhados são os esportes coletivos, limitando-se às modalidades basquetebol, handebol, voleibol e futsal, o objetivo deste trabalho foi introduzir e sistematizar o Ultimate Frisbee como conteúdo a ser desenvolvido nas escolas. Propondo a verificar a possibilidade de introduzir uma nova modalidade esportiva coletiva como conteúdo escolar. Para isso foi realizada pesquisa bibliográfica e a pesquisa-ação. A revisão bibliográfica foi realizada nas plataformas Scielo.br e Lattes.cnpq.br, onde foram encontrados 15 trabalhos científicos, entre artigos, capítulos de livros e trabalhos de conclusão de curso (TCC). Após a revisão de literatura, foram sistematizadas quatro semanas de aulas para o ensino do esporte ultimate frisbee na escola, com ênfase no método de ensino TGfU. As aulas foram realizadas em uma escola pública do Distrito Federal que atende a alunos do Ensino Fundamental. As turmas acompanhadas foram duas classes de 8º ano com média de 28 alunos em cada. Após as aulas foi aplicado um questionário para os alunos e foi feita uma entrevista com o professor regente. Responderam voluntariamente ao questionário 43 alunos, sendo 21 meninas e 22 meninos. Os resultados mostraram que muitos alunos relataram dificuldades nos passes (24), recepções (19) e no modo de realizar a marcação (10). Todavia, acharam um fator positivo o fato de não haver um árbitro (26). O que poderia justificar o fato de que o cumprimento das regras foi considerado como realizado apenas “às vezes” (para 28 alunos). Diante dos resultados entende-se que a inserção da nova modalidade proposta foi bem aceita pelos alunos, apresentando maiores dificuldades nos aspectos técnicos do esporte.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2017.
Aparece na Coleção:Educação Física



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons