Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/22506
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_DanieleCoimbraSilva_tcc.pdf560,54 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Comparação da atividade eletromiográfica dos músculos do tornozelo antes e após treinamento de propriocepção em escolares praticantes de basquetebol
Autor(es): Silva, Daniele Coimbra
Orientador(es): Bex, Luciana Hagstrom
Assunto: Basquetebol - treinamento técnico
Eletromiografia
Equilíbrio postural
Data de apresentação: Jun-2017
Data de publicação: 4-Out-2019
Referência: SILVA, Daniele Coimbra. Comparação da atividade eletromiográfica dos músculos do tornozelo antes e após treinamento de propriocepção em escolares praticantes de basquetebol. 2017. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Introdução: O basquetebol é uma modalidade esportiva coletiva em que seus movimentos de ataque e defesa exigem uma constante mudança de ritmo e direção em situações variadas como corridas, saltos e arremessos. Durante uma partida ou treinamento, o jogador de basquetebol está frequentemente sujeito a contusões. Elas são mais frequentes nos membros inferiores, com prevalência da articulação tíbio-tarsiana (tornozelo). Para que a incidência de lesões seja reduzida é fundamental a melhora do equilíbrio. Os treinamentos proprioceptivos podem auxiliar na manutenção da estabilidade corporal e, portanto, diminuir o número de lesões. Objetivo: Avaliar os efeitos de um programa de exercícios proprioceptivos no equilíbrio postural por meio da analise da atividade eletromiográfica dos músculos sóleo em escolares praticantes de basquetebol. Materiais e métodos:A amostra foi constituída por 30 alunos do sexo masculino, com idades entre 13 e 16 anos, praticantes de basquetebol de nível competitivo escolar. Os escolares foram divididos de maneira aleatória em Grupo Controle (GC) e Grupo Experimental (GE), cada um deles composto por quinze participantes. O GC não participou do programa de exercícios de propriocepção, enquanto que o GE realizou as atividades do programa de exercícios de propriocepção ao longo de oito semanas. A ativação dos extensores do tornozelo foi avaliada por meio da medida da energia do sinal eletromiográfico (valor eficaz – RMS) em diferentes condições (olhos abertos ou fechados com ou sem espuma de alta densidade) antes e depois do programa de exercícios de propriocepção para o GE e no ínicio e término da pesquisa para o GC. Uma ANOVA de duas vias com medidas repetidas foi utilizada para detectar diferenças entre as condições experimentais. Resultados: A atividade elétrica do músculo sóleo foi significativamente maior no GE após o treinamento proprioceptivo e nas condições sem espuma, quando comparado aos dados antes da intervenção. Nas condições com espuma, o GE também apresentou um aumento na ativação muscular quando comparados aos dados antes da intervenção, porém, sem diferenças significativas. O GC não apresentou diferenças estatísticas significativas. Discussão: O controle postural conta com estratégias sensoriomotoras para estabilizar a postura em situações de desequilíbrios internos e externos. Dentre elas, o sistema nervoso central pode reduzir a oscilação postural por meio do aumento da rigidez articular. Além disso, a manutenção do equilíbrio pode ser feita através da rotação do corpo em torno da articulação tíbio-tarsiana, alterando na excursão do centro de massa. E por fim, há uma relação entre a eletromiografia e a oscilação postural. Conclusão: Para uma melhor compreensão do controle motor, abordagens analíticas mais sofisticadas podem prover dados adicionais para desvendar os mecanismos de adaptação responsáveis pelo aumento na estabilidade corporal após um treinamento proprioceptivo.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2017.
Aparece na Coleção:Educação Física



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons